F*ck cows, chicks and pigs...what I really like is to mash potatoes and beans

Panadinhos de Couve-flor no forno que são um sucesso! Crocantes, leves e ultra saborosos!

<span class="entry-title-primary">Panadinhos de Couve-flor no forno que são um sucesso!</span> <span class="entry-subtitle">Crocantes, leves e ultra saborosos!</span>

Fiz estes Panadinhos de Couve-flor no passado Dia da Mãe. Esteve um domingo magnífico. Um calor abrasador que só pedia um almoço levezinho.

Aos fins-de-semana temos, por hábito, sentar-nos à mesa a tomar um pequeno-almoço relaxado, ao estilo Brunch. Começo por ir dar um passeio com o meu cão, passo na padaria e trago duas ou três variedades de pão. Chegada a casa, trazemos uma data de coisinhas boas para a mesa e vamos comendo com o pão até ficarmos satisfeitos. Por isso, costumamos almoçar a horas impróprias, como quem diz, quase à hora do lanche.

Como estava muito calor, quando fui preparar o almoço, só me estava a apetecer um prato leve, fresco e com sabor a Verão. Como tinha um pedaço de Couve-flor no frigorífico, lembrei-me de fazer esta receita que adoro. E acertei em cheio!

Panadinhos de Couve-flor

Os panadinhos de Couve-flor, além de leves e saborosos, são muito fáceis de fazer e são óptimos para diversas ocasiões.

Por exemplo, se vais fazer um piquenique, dão um excelente snack para comer à mão. O mesmo digo se for para uma festa de aniversário, por exemplo. As crianças adoram de tal modo que vão desaparecer num instante. Se vais fazê-los para um evento deste género, talvez seja melhor duplicar ou triplicar a receita. Caso contrário, nem todos vão ter oportunidade de os provar… Ou então, podes fazer um prato prato principal onde reinem os Panadinhos de Couve-flor.

Como são cozinhados no forno, nem precisam de óleo e ficam tão crocantes como se fossem fritos, com a mais valia de não ficarem encharcados em gordura.

Panadinhos de Couve-flor

No meu forno, os Panadinhos de Couve-flor demoraram cerca de 20 minutos para ficarem prontos. A Couve-flor ficou cozinhada al dente e a crosta ficou crocante e douradinha. Mas tudo isto vai depender do que tens em casa. Por isso, tem sempre atenção a cor do pão ralado enquanto estiver no forno. Se dourar muito depressa, talvez seja melhor baixar a temperatura para dar tempo à Couve-flor de cozinhar. Caso contrário, vais comer cru com esturrado…

Aqui vai, então, a lista de tudo o que precisas e o passo-a-passo da preparação dos Panadinhos de Couve-flor:

Panadinhos de Couve-flor


PANADINHOS DE COUVE-FLOR NO FORNO

Crocantes, leves e ultra saborosos!

Para 4 pessoas

Preparação: 15min | Cozedura: 20min ± | Total: 35min


Ingredientes

  • 300gr de Couve-flor (ou meia Couve-flor pequena)
  • 1 copo de Farinha de trigo integral
  • 1 colher chá de Fermento
  • 1 colher de café de Bicarbonato de Sódio
  • 1 colher de chá de Pimentão doce
  • 1 colher de café de Açafrão
  • 1 colher de café de Alho em pó e, se tiveres, de Cebola em pó também
  • Sal e Pimenta preta moída a gosto
  • 1/2 copo de Água fria ou Água com gás fresca
  • 1 colher de chá de Azeite
  • 1 colher de sopa de sumo de Limão ou Vinagre de Sidra
  • Pão ralado q.b. (que cubra 1,5cm de altura de um prato fundo)
  • Papel vegetal para forrar o fundo de um tabuleiro de forno

Panadinhos de Couve-flor


Preparação


1.

Extrai pequenos floretes da Couve-flor e reserva. Se não te der muito jeito, pede ajuda a uma faca. Reserva. Liga o forno em lume médio para que vá aquecendo enquanto segues os passos seguintes.


2.

Cobre um tabuleiro de forno com papel vegetal e deixa-o junto ao local onde vais preparar os panados.


3.

Numa taça, coloca a Farinha, o Fermento, o Bicarbonato de Sódio e os Temperos e envolve bem. Acrescenta a Água, o Azeite e o sumo de Limão e mexe bem até obteres um polme uniforme (massa líquida e ligeiramente espessa).


4.

Mergulha os pedaços de Couve-flor no polme e cobre-os bem de maneira que fiquem totalmente envoltos neste preparado.


5.

Retira alguns floretes, um a um, e pousa sobre o pão ralado. Agita o prato para que os pedaços rolem e se cubram totalmente com o pão ralado. Quando estiverem panados, coloca-os no tabuleiro com algum espaçamento entre cada um. Repete este passo até que se acabe a Couve-flor.


6.

Assa no forno até que o pão ralado se apresente dourado. Se o teu forno não tiver ventoínha, sugiro que vires os panados 1 vez para que torrem uniformemente.


7.

Os teus Panadinhos de Couve-flor estão prontos! Neste dia o acompanhamento foi uma Salada de Batata nova com maionese de Pepino, Tomate, Pimento e Cebola cuja receita também vou partilhar ainda hoje aqui no site.

Por outro lado, podes comer os Panadinhos de Couve-flor assim mesmo ou com molho, por exemplo, de iogurte com limão, alho e ervas. A tua imaginação é o limite!

Panadinhos de Couve-flor



1 thought on “Panadinhos de Couve-flor no forno que são um sucesso! Crocantes, leves e ultra saborosos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *