Fiz estes Panadinhos de Couve-flor no passado Dia da Mãe. Esteve um domingo magnífico. Um calor abrasador que só pedia um almoço levezinho.
Aos fins-de-semana temos, por hábito, sentar-nos à mesa a tomar um pequeno-almoço relaxado, ao estilo Brunch. Começo por ir dar um passeio com o meu cão, passo na padaria e trago duas ou três variedades de pão. Chegada a casa, trazemos uma data de coisinhas boas para a mesa e vamos comendo com o pão até ficarmos satisfeitos. Por isso, costumamos almoçar a horas impróprias, como quem diz, quase à hora do lanche.
Como estava muito calor, quando fui preparar o almoço, só me estava a apetecer um prato leve, fresco e com sabor a Verão. Como tinha um pedaço de Couve-flor no frigorífico, lembrei-me de fazer esta receita que adoro. E acertei em cheio!
Os panadinhos de Couve-flor, além de leves e saborosos, são muito fáceis de fazer e são óptimos para diversas ocasiões.
Por exemplo, se vais fazer um piquenique, dão um excelente snack para comer à mão. O mesmo digo se for para uma festa de aniversário, por exemplo. As crianças adoram de tal modo que vão desaparecer num instante. Se vais fazê-los para um evento deste género, talvez seja melhor duplicar ou triplicar a receita. Caso contrário, nem todos vão ter oportunidade de os provar… Ou então, podes fazer um prato prato principal onde reinem os Panadinhos de Couve-flor.
Como são cozinhados no forno, nem precisam de óleo e ficam tão crocantes como se fossem fritos, com a mais valia de não ficarem encharcados em gordura.
No meu forno, os Panadinhos de Couve-flor demoraram cerca de 20 minutos para ficarem prontos. A Couve-flor ficou cozinhada al dente e a crosta ficou crocante e douradinha. Mas tudo isto vai depender do que tens em casa. Por isso, tem sempre atenção a cor do pão ralado enquanto estiver no forno. Se dourar muito depressa, talvez seja melhor baixar a temperatura para dar tempo à Couve-flor de cozinhar. Caso contrário, vais comer cru com esturrado…
Aqui vai, então, a lista de tudo o que precisas e o passo-a-passo da preparação dos Panadinhos de Couve-flor:
PANADINHOS DE COUVE-FLOR NO FORNO
Crocantes, leves e ultra saborosos!
Para 4 pessoas
Preparação: 15min | Cozedura: 20min ± | Total: 35min
Ingredientes
- 300gr de Couve-flor (ou meia Couve-flor pequena)
- 1 copo de Farinha de trigo integral
- 1 colher chá de Fermento
- 1 colher de café de Bicarbonato de Sódio
- 1 colher de chá de Pimentão doce
- 1 colher de café de Açafrão
- 1 colher de café de Alho em pó e, se tiveres, de Cebola em pó também
- Sal e Pimenta preta moída a gosto
- 1/2 copo de Água fria ou Água com gás fresca
- 1 colher de chá de Azeite
- 1 colher de sopa de sumo de Limão ou Vinagre de Sidra
- Pão ralado q.b. (que cubra 1,5cm de altura de um prato fundo)
- Papel vegetal para forrar o fundo de um tabuleiro de forno
Preparação
1.
Extrai pequenos floretes da Couve-flor e reserva. Se não te der muito jeito, pede ajuda a uma faca. Reserva. Liga o forno em lume médio para que vá aquecendo enquanto segues os passos seguintes.
2.
Cobre um tabuleiro de forno com papel vegetal e deixa-o junto ao local onde vais preparar os panados.
3.
Numa taça, coloca a Farinha, o Fermento, o Bicarbonato de Sódio e os Temperos e envolve bem. Acrescenta a Água, o Azeite e o sumo de Limão e mexe bem até obteres um polme uniforme (massa líquida e ligeiramente espessa).
4.
Mergulha os pedaços de Couve-flor no polme e cobre-os bem de maneira que fiquem totalmente envoltos neste preparado.
5.
Retira alguns floretes, um a um, e pousa sobre o pão ralado. Agita o prato para que os pedaços rolem e se cubram totalmente com o pão ralado. Quando estiverem panados, coloca-os no tabuleiro com algum espaçamento entre cada um. Repete este passo até que se acabe a Couve-flor.
6.
Assa no forno até que o pão ralado se apresente dourado. Se o teu forno não tiver ventoínha, sugiro que vires os panados 1 vez para que torrem uniformemente.
7.
Os teus Panadinhos de Couve-flor estão prontos! Neste dia o acompanhamento foi uma Salada de Batata nova com maionese de Pepino, Tomate, Pimento e Cebola cuja receita também vou partilhar ainda hoje aqui no site.
Por outro lado, podes comer os Panadinhos de Couve-flor assim mesmo ou com molho, por exemplo, de iogurte com limão, alho e ervas. A tua imaginação é o limite!
[…] puder debicar a refeição, ao estilo aperitivo. A fazer par com esta Salada de Batata estiveram os Panadinhos de Couve-flor, que podes encontrar aqui no Come Terra. Que bela […]