F*ck cows, chicks and pigs...what I really like is to mash potatoes and beans

Salada de Batata com maionese de Pepino, Tomate, Pimento e Cebola Esta salada é preparada com Batata nova, mesmo adequada ao clima e palato da época

<span class="entry-title-primary">Salada de Batata com maionese de Pepino, Tomate, Pimento e Cebola</span> <span class="entry-subtitle">Esta salada é preparada com Batata nova, mesmo adequada ao clima e palato da época</span>

Esteve digno de Verão este dia da Mãe de 2020. E o almoço tardio pedia mesmo uma refeição leve e fresca. Por isso, preparei num instantinho uma Salada de Batata nova com uma maionese light onde cubinhos de Pepino, Tomate, Pimento e Cebola festejaram ao molhe a espreitadela do Verão.

Se os dias estão quentes, adoro levar para a mesa comida fresquinha. Assim o estômago fica tão leve quanto a t-shirt que trago vestida e sinto-me muito mais confortável! Contigo é igual? E melhor ainda é se puder debicar a refeição, ao estilo aperitivo. A fazer par com esta Salada de Batata estiveram os Panadinhos de Couve-flor, que podes encontrar aqui no Come Terra. Que bela combinação!

Panadinhos de Couve-flor

Terminámos o almoço com um sorriso de satisfação e com espaço para a sobremesa que preparei como surpresa para o dia da Mãe. Sim, a mãe sou eu. Mas como sabes, mãe gosta de preparar surpresas para os seus, né? Faz parte e eu gosto tanto que seja assim!

Como correu tão bem, tive de partilhar contigo estas receitas. Aqui vai a de Salada de Batata:

salada de batata vegan fresca acompanhamento verao


SALADA DE BATATA NOVA

com Maionese de Pepino, Tomate, Pimento vermelho e Cebola

Para 4 pessoas

Preparação: 10min | Cozedura: 15min | Total 25min


Ingredientes

  • 500gr de Batata Nova com pele
  • 1 dente de Alho
  • 2 folhas de Louro
  • 1 colher de chá de Sal grosso marinho
  • 1/2 Pepino médio em cubinhos pequeninos
  • 1 Tomate com pele, sem sementes e polpa, em cubinhos pequeninos
  • 1/3 Pimento vermelho em cubinhos pequeninos (se usares pimento assado, melhor ainda!)
  • 1/2 Cebola média picadinha
  • 150ml de Maionese vegan (aqui está a receita)
  • Salsa ou Hortelã ou Manjericão (ou todos, fresquinhos) picadinhos

salada de batata vegana fresca acompanhamento verao


Preparação


1.

Lava bem as Batatas e corta em gomos. Coze-as durante 15min com as 2 folhas de louro, o sal e o alho esmagado.


2.

Se ainda não tens a maionese preparada, aproveita que a Batata está a cozer e prepara-a. A receita está aqui. Neste caso, podes usar menos óleo vegetal porque não se quer uma maionese muito espessa.


3.

Pica o Pepino, o Tomate, o Pimento e a Cebola. Envolve tudo com a maionese e reserva.


4.

Confirma a cozedura da Batata. Deita fora a água da cozedura e dispõe as Batatas numa taça de vidro ou cerâmica para que arrefeça mais depressa. Cobre as batatas com o mix da maionese e salpica tudo com as ervas frescas. Podes reservar 30min no frigorífico para que fique bem fresquinha ou podes servir de imediato.


salada de batata vegana fresca acompanhamento verao

salada de batata vegana fresca acompanhamento verao

salada de batata vegan fresca acompanhamento verao

Vais ver que esta Salada de Batata é tão fresquinha que o seu sabor se vai manter na tua boca por bastante tempo. Acho que posso chamar-lhe comida de conforto de Verão. Espero que gostes!

Se experimentares outros vegetais ou outros molhos, gostava que partilhasses comigo os resultados. Estou aqui para partilhar contigo o que sei e espero que faças o mesmo por mim e pela comunidade Come Terra 😉

Até breve!



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *