F*ck cows, chicks and pigs...what I really like is to mash potatoes and beans

Panquecas de Maçã super fofas – receita vegan Saborosas, altas, fofas e sequinhas!

<span class="entry-title-primary">Panquecas de Maçã super fofas – receita vegan</span> <span class="entry-subtitle">Saborosas, altas, fofas e sequinhas!</span>

Cá em casa adoramos. Estas Panquecas de Maçã são deliciosas e a sua textura é incrível. São altas, fofas e sequinhas!

Podes substituir as Maçãs por outra fruta, como Banana, Ameixa, Pêra… Mas as nossas preferidas são estas. E se escolheres maçãs muito docinhas, nem precisas de adicionar qualquer xarope ou açúcar para adoçar.

Na verdade, se as maçãs forem pouco doces, podes até usar estas Panquecas de Maçã para receitas salgadas.

Para descomplicar, costumo ter sempre farinha de Trigo em casa. Dá para tudo! Mas esta receita fica excelente se substituíres a farinha de Trigo por Aveia ou Espelta.

Outra coisa que podes substituir é o tipo de gordura vegetal. Prefiro usar óleo de côco mas podes usar, por exemplo, margarina ou manteiga vegetal. Fica ao teu critério e dependente do que tiveres em casa. Ambas funcionam bem, só que uma melhor que outra.

Usei a massa destas Panquecas de Maçã para o pequeno-almoço. Como estamos em época de frutos vermelhos, tinha morangos em calda (que adoooro) reservados no frigorífico. E para juntar a esta festa de sabores, bebi um sumo natural de Laranjas do pomar de uma amiga. Que delícia!

receita de panquecas de maçã vegan vegano


PANQUECAS DE MAÇÃ SUPER FOFAS – RECEITA VEGAN

Para 4 pessoas (duas panquecas para cada)

Preparação: 5min | Cozedura: 25min | Total: 30min


Ingredientes

  • 1 caneca de Farinha de Trigo com fermento (podes usar outro tipo de farinha, desde que lhe adiciones o fermento. Farinha de Aveia fica óptima)
  • 1/2 copo de leite de Amêndoa (ou outra bebida vegetal. Eu adoro leite de Amêndoa e não costumo ter outro cá em casa)
  • 2 Maçãs Fuji ou Royal Gala (ou outra que tenhas em casa, creio que todas dão)
  • 2 colheres de sopa de óleo de côco (ou outra gordura vegetal, como margarina)
  • 1 colher de café de Bicarbonato de Sódio
  • 1 colher de café de Sal
  • 1 colher de chá de fermento (apenas se a farinha não tiver fermento)
  • 1/2 colher de chá de canela em pó
  • 1 colher de chá de vinagre de sidra (também podes usar outro tipo de vinagre, como o de arroz ou branco)
  • Óleo de côco para cozinhar as panquecas.

Preparação


1.

Descasca as Maçãs, descaroça, corta em gomos e coze em pouca água durante 15min. Assim que estiver cozida e com a ajuda de uma varinha mágica, transforma-a em papa de maçã, bem cremosa. Reserva.


2.

Agora que já tens a papa de Maçã, coloca todos os ingredientes secos numa tigela grande (Farinha, Bicarbonato de Sódio, Sal, Canela e Fermento, caso seja necessário). Mistura tudo.

receita morgado do bucaco vegan panquecas de maca ovos moles sem ovos

receita morgado do bucaco vegan panquecas de maca ovos moles sem ovos


3.

Põe uma noz de óleo de côco numa frigideira anti-aderente. O tamanho da frigideira vai depender do tamanho das panquecas desejadas. Estes ingredientes dão para 8 panquecas médias, com cerca de 10cm de diâmetro cada. Para isso, usei uma frigideira pequena. Aquece a frigideira em lume médio e espalha 1/8 da massa sobre o óleo de côco já derretido. Espera que comecem a aparecer um número considerável de bolhinhas de ar na massa e, com a ajuda de uma espátula, vira a panqueca para que cozinhe do outro lado.  Quando estiver dourada de ambos os lados, retira e reserva. Repete este processo até que acabe a massa.

receita morgado do bucaco vegan panquecas de maca ovos moles sem ovos receita morgado do bucaco vegan panquecas de maca ovos moles sem ovos


4.

Come as panquecas como mais gostares. Com doce, com xarope de ácer, de milho, de arroz…, com fruta ou chocolate derretido, com ovos mexidos vegan… Podes até fazer um bolo em camadas com ele, como o Morgado do Buçaco vegan, cuja receita partilho aqui no site e é um sucesso!

Espero que gostes! Bom proveito 😉



1 thought on “Panquecas de Maçã super fofas – receita vegan Saborosas, altas, fofas e sequinhas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *