F*ck cows, chicks and pigs...what I really like is to mash potatoes and beans

Queijo Creme de Tofu

Queijo Creme de Tofu

O Queijo Creme de Tofu é um dos recheios preferidos nos lanches da minha pipoca. É cremoso, tem um sabor suave a ervas e alho e está cheio de bons ingredientes. Perfeito para entradas, lanches, festas e piqueniques!

 

Eu e a minha pipoca fomos convidadas para participar, no passado sábado, num evento muito especial! Uma partilha de saberes e sabores dedicada à Revolução dos Lanches Escolares. A propósito da Food Revolution Day e do 29º aniversário da Convenção dos Direitos das Crianças, o Aveiro em Transição organizou um encontro de pais e filhos atentos à qualidade dos lanches escolares. Além do Come Terra, também lá estiveram a Ana Jervis e o filhote com o incrível Yougurtnest, e a Helena Sardo, formadora sobre alimentação vegetariana, já conhecida na região de Aveiro pelos procurados workshops que dá na Biblioteca de Ílhavo.

Fomos as primeiras a falar neste conjunto de 3 oficinas. A sala estava cheia e nas nossas barriguinhas esvoaçavam borboletinhas teimosas. Felizmente, com o apoio da organização, da Ana e da Helena, conseguimos relaxar um pouco e, em pouco tempo, sentimo-nos confortáveis para dar início à formação.

revolucao-lanches-escolares

Começámos por falar o que já havíamos planeado em casa. A nossa experiência vegetariana nas escolas de Aveiro, cidade onde a minha filha está a crescer. Se quiseres saber mais sobre este assunto pertinente, consulta o artigo que escrevi sobre a nossa experiência com a Alimentação Vegetariana das Escolas de Aveiro!

 

Após uma breve introdução sobre esta experiência, demos início à oficina, na qual ensinámos o atento público a fazer Queijo Creme de Tofu, receita que passo já a descrever.

 

QUEIJO CREME DE TOFU


Preparação: 8min | Total:8min



Ingredientes


– 100gr de Tofu cortado em cubos;
– +/- 6 colheres de Natas de Soja;
– sumo de 1/2 Limão ou Lima (eu prefiro lima);
– 1 a 2 dentes de Alho (2 se forem pequeninos, 1 se for médio);
– 3 colheres de sopa de Vinagre de Ameixa;
– 2 colheres de sopa de Azeite;
– 3 colheres de sopa de Levedura de Cerveja (eu gosto dos flocos);
– 1/2 colher de café de Pimenta Preta moída, 1 colher de café de cominhos em pó;
– 1 pézinho de Cebolinho fresco picado e 1 pézinho de Coentros frescos picados (ou outras ervas a gosto).

queijo-vegan-tofu


Preparação


1.

Coloca tudo no processador de comida, à excepção das natas. Se não tiveres processador, a varinha mágica e um copo fundo também resolvem. Pica tudo finamente e acrescenta, aos poucos, as natas, até obteres a consistência e cremosidade pretendidas.

Deixa-te levar e experimenta acrescentar tomate seco, piri-piri ou azeitonas picadinhas. Não há limites!

Este Queijo Creme de Tofu fica lindíssimo e faz crescer água na boca quando servido com ervas finamente picadas e espalhadas no topo. Serve com crackers, barra no pão, mergulha vegetais fatiados ou usa como topping para qualquer assado onde imagines que seja o complemento perfeito!

Guarda o Queijo Creme de Tofu no frigorífico até 4 dias após a sua preparação. Mas duvido que dure tanto!



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *