F*ck cows, chicks and pigs...what I really like is to smash potatoes and beans

Assado de Tofu Escondido – com pirão (polenta) e legumes

Assado de Tofu Escondido – com pirão (polenta) e legumes

O nome deste assado de tofu não significa que vais ter de andar à procura dele! Não é um jogo nem uma distracção! Na verdade, há muito mais ingredientes escondidos e tão ricos como o tofu. Em baixo de uma maionese gratinada, cremosa e cheia de sabor, há camadas de abóbora assada, beringela grelhada, tofu salteado e um pirão ou polenta macio e delicioso.

Se nunca provaste algo assim, aconselho-te vivamente a fazê-lo! Estes ingredientes vão de mãos dadas e contentes, direitinhos ao âmago do teu palato, prometo!

O assado de tofu escondido é dos meus pratos favoritos. Foi apresentado, como habitualmente, num dos caterings do Come Terra na VIC//Aveiro Arts House e foi precedido por uma grande viagem sonora e visual comandada pelo génio Tatsuru Arai! Foi um privilégio dar continuidade a esta rota, desta vez através do paladar e do olfacto ♥ Tinha prometido vir aqui partilhar o how to deste prato. Chegou o momento!

Só ainda não tinha feito esta partilha contigo porque este é daqueles pratos que sujam alguma loiça e precisam de mais mão-de-obra do que habitualmente. Foi com mais e menos malabarismo que cozinhei e fotografei todos os momentos, mas consegui! Fica, a seguir o registo e a receita do meu e agora teu Assado de Tofu Escondido 😉


Para 4 pessoas

Preparação: 20min | Cozedura: 40min | Total: 60min



Ingredientes 


Para a Abóbora assada

– 200gr de abóbora Butternut cortada em fatias finas (quanto mais pequenas forem as fatias, mais depressa assa);
– sal, pimenta preta, pimentão doce e canela em pó q.b.;
– 6 folhas de salva frescas ou 1 colher de chá de salva seca;
– azeite q.b..

assado de tofu


Para o Tofu salteado:
– 250gr de tofu;
– 2 colheres de molho de soja tamari;
– pimenta preta, cominhos em pó e massa de alho (ou um dente de alho picadinho) a gosto;
– sumo de 1/2 limão;
– 1/2 cebola picadinha;
– azeite, para saltear.

assado de tofu


Para a Beringela grelhada:
– 1 beringela pequena;
– sal e pimentão doce fumado a gosto;
– azeite, para grelhar.

assado de tofu


Para o Pirão ou Polenta:
– 150gr de sêmola de milho;
– 1/2 cebola picadinha;
– sal;
– 500ml de caldo de legumes acabado de ferver.

assado de tofu


Para o Gratinado:
– 200ml de maionese vegan. Consulta a receita aqui.

 


Preparação


1.

Começa por ligar o forno em temperatura média para ir aquecendo. Prepara a abóbora. Corta-a em fatias finas e dispõe num tabuleiro para ir ao forno. Tempera-a com sal, pimenta preta moída, pimentão doce e canela em pó. Como a abóbora é um dos elementos que mais favorecem os sabores do Assado de Tofu, sugiro generosidade nos temperos. Acrescenta as folhas de salva cortadas grosseiramente e rega, finalmente, com azeite. Envolve tudo e assa. Se cortares a abóbora como eu cortei (pequenas fatias finas) em 20min estarão no ponto.

assado de tofu


2.

Enquanto a abóbora assa, esfarela o tofu e envolve-o com o tamari, o sumo de limão, a pimenta preta, os cominhos em pó e a massa de alho (ou um dente de alho picadinho), tudo a gosto. Deixa-o repousar um pouco. Podes, agora, saltear levemente a cebola picada numa frigideira anti-aderente com um fio de azeite. Quando estiver a ficar translúcida, junta-lhe o tofu e deixa cozinhar por 5 min, mexendo de vez em quando. Assim que estiver pronto, retira-o para uma tigela e aproveita a frigideira para grelhares a beringela.

assado de tofu assado de tofu


3.

Corta a beringela em cubinhos. Na frigideira onde salteaste o tofu, acrescenta um fio de azeite. Põe ao lume e, de seguida, junta a beringela e tempera-a com sal e pimentão doce fumado a gosto. O pimentão doce pode não ser fumado, mas vai fazer muita diferença. Grelha por 5min, mexendo de vez em quando e até que ganhe tons dourados.

assado de tofu


4.

Deixamos o pirão ou polenta para o final porque a sua preparação exige que fiques em cima de todo o acontecimento, quase sem parar de mexer. Mas não te preocupes, pelo menos é rápido! Ferve 750ml de água. Junta-lhe 1/3 de caldo de legumes e dissolve bem (podes optar por fazer o teu caldo ou, se não quiseres, pica um pouco de alho francês e pimento vermelho para salteares com a cebola).

Pica meia cebola (média) e põe numa panela com azeite (quase a cobrir o fundo). Salteia brevemente e, sem desligar o lume (brando), junta a sêmola de milho. Mistura bem até que a sêmola esteja bem envolvida. Acrescenta sal e 1/3 da água e mexe devagar, sem parar. Vais reparar que tudo irá engrossar rapidamente. Quando começar a criar bolhas de ar, tipo geizers, acrescenta mais 1/3 da água. Continua a mexer e acrescenta o resto da água quando voltar a engrossar. Mexe até que o pirão crie novamente bolhas de ar e desliga o lume. Isto deve durar cerca de 5min.

assado de tofu


5.

Se ainda não tens a maionese vegan pronta, agora é o momento para a fazer. A receita está aqui, mas se não te apetecer mudar de tab, aqui fica um breve resumo.
Vais precisar de 1 pacote de natas de soja, 1 dente de alho médio, sumo de 1/2 limão, 1 colher de sopa de vinagre de ameixa (Ume Su), 1 pitada de pimenta preta moída, 1 colher de sobremesa de mostarda (opcional) e óleo de girassol (esta medida é feita intuitivamente, o suficiente até engrossar). Num copo alto, junta todos os ingredientes, excepto o óleo. Passa tudo com a varinha mágica. Mantendo a varinha a funcionar e exercendo movimentos suaves, acrescenta o óleo em fio até que a maionese ganhe a consistência desejada.

maionese vegana


6.

Já tens os ingredientes todos prontos. Agora vais tratar de “esconder” tudo. Num tabuleiro médio para ir ao forno, dispõe uma camada de pirão e espalha bem para cobrir todo o fundo, de forma homogénea. Sobre o pirão, coloca o tofu salteado. Distribui, sobre o tofu, a abóbora assada e a beringela grelhada. Por fim, rega tudo com a maionese e espalha-a bem. Também podes optar por não a espalhar. Como apresentação, fica mais suculenta assim!

assado de tofu

assado de tofu

assado de tofu assado de tofu

Assa durante 10 a 15min ou até que a maionese fique gratinada.


Espero que gostes tanto deste Assado de Tofu escondido quanto todos os que já o provaram! Parece complexo, mas na verdade, é de muito simples execução. Aventura-te e faz um brilharete! Este é daqueles pratos que vão surpreender muitos “eu jamais conseguiria deixar de comer carne”, prometo.


assado de tofu



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *