F*ck cows, chicks and pigs...what I really like is to mash potatoes and beans

Morgado do Buçaco vegan com creme de Laranja e Cenoura e ganache de Chocolate É um bolo de panquecas de Maçã e tens de experimentar porque é incrível!

<span class="entry-title-primary">Morgado do Buçaco vegan com creme de Laranja e Cenoura e ganache de Chocolate</span> <span class="entry-subtitle">É um bolo de panquecas de Maçã e tens de experimentar porque é incrível!</span>

O Morgado do Buçaco vegan é a versão vegetal de uma sobremesa muito conhecida na zona do Luso, em Coimbra.

No passado dia da Mãe decidi aventurar-me a fazer esta sobremesa, para deleite de todos cá em casa. E correu lindamente! As Panquecas de Maçã ficaram super altas, fofas e sequinhas. O creme de Laranja e Cenoura, a fazer lembrar os Ovos Moles de Aveiro, ficou delicadamente macio e com um sabor poderoso. Como são dois ingredientes perfeitos para acompanhar o chocolate, o ganache de Chocolate foi a “cereja” no topo do bolo! A decoração final não foi ao acaso. Ficaram lindas as Nozes e as Amêndoas laminadas, sem dúvida. Mas como eu prefiro sobremesas pouco doces, estes frutos secos têm o propósito de amansar o doce destes toppings.

receita morgado do bucaco vegan panquecas de maca ovos moles sem ovos

Este Morgado do Buçaco vegan, tenho a certeza, vai passar a fazer parte da lista de sobremesas a levar para qualquer lado. É lindo e, como sempre, é de fácil execução e super low cost, mesmo como o Come Terra promete em todas as receitas.

A receita para as Panquecas de Maçã já foi publicada aqui no site e serviu de base para o Morgado do Buçaco vegan que aqui te apresento.

Para rentabilizar o tempo que vais passar na cozinha a preparar o Morgado do Buçaco vegan, tens de criar uma lista de prioridades. Uma vez que comeces a cozinhar as panquecas de maçã, não terás muito tempo livre para tratar dos toppings. Por isso, o que te aconselho a fazer é começar por cozer a maçã. Enquanto coze, faz a calda de cenoura e espreme o sumo de laranja. Assim que a maçã estiver cozida, transforma-a em papa de maçã. A seguir, prepara a massa e deixa-a repousar. Agora faz o ganache de chocolate. Deste modo, já tens tudo pronto para cozinhar as panquecas em sossego para, logo após, terminar o creme de Cenoura e Laranja e começar a montar o teu Morgado do Buçaco vegan.

Então cá vai:

receita morgado do bucaco vegan panquecas de maca ovos moles sem ovos


MORGADO DO BUÇACO VEGAN COM CREME DE CENOURA E LARANJA E GANACHE DE CHOCOLATE

(ou Bolo de Panquecas de Maçã maravilha)

Para 6 pessoas

Preparação: 10min | Cozedura: 30min | Total: 40min


Ingredientes

receita morgado do bucaco vegan panquecas de maca ovos moles sem ovos

Para as panquecas de Maçã:

  • 1 caneca de Farinha de Trigo com fermento (podes usar outro tipo de farinha, desde que lhe adiciones o fermento. Farinha de Aveia fica óptima)
  • 1/2 copo de leite de Amêndoa (ou outra bebida vegetal. Eu adoro leite de Amêndoa e não costumo ter outro cá em casa)
  • 2 Maçãs Fuji ou Royal Gala (ou outra que tenhas em casa, creio que todas dão)
  • 2 colheres de sopa de gordura vegetal (na fotografia usei margarina vegetal, mas prefiro com óleo de côco)
  • 1 colher de café de Bicarbonato de Sódio
  • 1 colher de café de Sal
  • 1 colher de chá de fermento (apenas se a farinha não tiver fermento)
  • 1/2 colher de chá de canela em pó
  • 1 colher de chá de vinagre de sidra (também podes usar outro tipo de vinagre, como o de arroz ou branco)
  • Óleo de côco para cozinhar as panquecas

Para o Creme de Cenoura e Laranja

  • 1/2 cenoura descascada e cortada em pedacinhos
  • 1 colher de sopa bem cheia de Açúcar amarelo
  • 1 copinho (de shot) de água
  • sumo de 1 Laranja média sem polpa
  • 1 colher de chá rasa de Amido de Milho

Para o Ganache de Chocolate

  • 1/4 de tablete de Chocolate negro
  • 1/2 chávena de café de leite de Amêndoa

Para decorar

  • Nozes e Amêndoas laminadas

receita morgado do bucaco vegan panquecas de maca ovos moles sem ovos


Preparação


1.

Descasca as Maçãs, descaroça, corta em gomos e coze em pouca água durante 15min. Assim que estiver cozida e com a ajuda de uma varinha mágica, transforma-a em papa de maçã, bem cremosa. Reserva.


2.

Corta a Cenoura em pedacinhos e coze em lume brando, num pouco de água (o copo de shot bem cheio deve ser suficiente, senão, acrescenta aos poucos) e o açúcar amarelo. Deixa que coza até que apresente uma cor ligeiramente acastanhada. Cerca de 10min. Entretanto, espreme o sumo da Laranja, rejeita a polpa e reserva. Assim que a Cenoura estiver no ponto e, mais uma vez, com a ajuda de uma varinha mágica, tritura-a juntamente com o sumo da Laranja até que fique totalmente macia e sem grumos. Coloca este preparado numa panelinha ao lume e acrescenta-lhe o Amido de Milho dissolvido em 1/2 chávena de água. Mexe sem parar até que se converta num creme macio. Desliga o lume e reserva.

receita morgado do bucaco vegan panquecas de maca ovos moles sem ovos receita morgado do bucaco vegan panquecas de maca ovos moles sem ovos receita morgado do bucaco vegan panquecas de maca ovos moles sem ovos


3.

Prepara o ganache de Chocolate em banho-maria. Coloca um pouco de água num tachinho e aquece em lume brando. Numa caneca resistente ao calor, coloca o Chocolate em pedaços e o leite de Amêndoa. Põe a caneca sobre a água a aquecer e mexe o conteúdo até que esteja totalmente dissolvido. Também podes fazer o ganache de Chocolate no microondas e é muito mais rápido. Para tal, põe o chocolate em pedaços e o leite numa tacinha ou caneca e aquece no microondas, na temperatura mais baixa, por cerca de 1 min. Mas vai verificando e mexendo para que fique tudo bem envolvido e não aconteça nenhum acidente…


 4.

Agora chegou o momento de fazer as panquecas de Maçã. Já tens a papa de Maçã pronta e está tudo a postos. Numa tigela grande, coloca todos os ingredientes secos (Farinha, Bicarbonato de Sódio, Sal, Canela e Fermento, caso seja necessário). Mistura tudo.

receita morgado do bucaco vegan panquecas de maca ovos moles sem ovos


5.

Acrescenta a papa de Maçã, o leite de Amêndoa, o vinagre de Maçã e a gordura vegetal. Envolve muito bem.

receita morgado do bucaco vegan panquecas de maca ovos moles sem ovos receita morgado do bucaco vegan panquecas de maca ovos moles sem ovos receita morgado do bucaco vegan panquecas de maca ovos moles sem ovos receita morgado do bucaco vegan panquecas de maca ovos moles sem ovos receita morgado do bucaco vegan panquecas de maca ovos moles sem ovos


6.

Põe uma noz de óleo de côco numa frigideira anti-aderente. O tamanho da frigideira vai depender do tamanho das panquecas desejadas. Estes ingredientes dão para 4 panquecas grandes, com cerca de 18cm de diâmetro cada. Para isso, usei uma frigideira média. Aquece a frigideira em lume médio e espalha 1/4 da massa sobre o óleo de côco já derretido. Espera que comecem a aparecer um número considerável de bolhinhas de ar na massa e, com a ajuda de uma espátula, vira a panqueca para que cozinhe do outro lado.  Quando estiver dourada de ambos os lados, retira e reserva. Repete este processo até que acabe a massa.

receita morgado do bucaco vegan panquecas de maca ovos moles sem ovos receita morgado do bucaco vegan panquecas de maca ovos moles sem ovos


7.

Chegou o momento de montar o teu Morgado do Buçaco vegan! Escolhe um prato para o exibires. Dispõe a primeira panqueca e cobre-a com uma parte do creme de Cenoura e Laranja. Coloca uma panqueca sobre esta e volta a cobrir com o creme. Põe a terceira panqueca sobre esta e mais um pouco do creme. Termina com a quarta panqueca e cobre-a com o restante creme. Espalha bem, com uma colher até que comece a verter para as laterais da montanha de panquecas. Agora, verte o ganache de Chocolate sobre tudo isto e volta a espalhar de forma a que o topping escorra também. Termina a salpicar tudo com Nozes e Amêndoas laminadas.

receita morgado do bucaco vegan panquecas de maca ovos moles sem ovos receita morgado do bucaco vegan panquecas de maca ovos moles sem ovos receita morgado do bucaco vegan panquecas de maca ovos moles sem ovos


8.

O teu Morgado do Buçaco vegan está pronto. Só tens de deixar arrefecer e já tens uma super sobremesa para servir nos momentos mais especiais!

receita morgado do bucaco vegan panquecas de maca ovos moles sem ovos

receita morgado do bucaco vegan panquecas de maca ovos moles sem ovos receita morgado do bucaco vegan panquecas de maca ovos moles sem ovos



1 thought on “Morgado do Buçaco vegan com creme de Laranja e Cenoura e ganache de Chocolate É um bolo de panquecas de Maçã e tens de experimentar porque é incrível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *