Hoje vou revelar como faço o meu patê preferido, o Húmmus. É ideal para qualquer festa e faz sucesso junto de todos, carnívoros incluídos. (a discussão omnívoros VS carnívoros fica para outro dia, ok?) Acompanha bem qualquer pão fresco ou tostado, palitos de legumes (cenoura, pepino, batata frita…), nachos e é perfeito mesmo à colherada!
Quem não conhece e está habituado a trabalhar na terra faz sempre a mesma piadinha. “Lara, isto é o quê?” “É Húmmus!”, respondo. “De minhoca?” 😐
Mas quando provam, ficam rendidos! E eu perdoo 😀
Para este artigo preparei uma pequena quantidade do dipping, o suficiente para 4 gulosos se deliciarem antes de um jantar. Para servires em maior quantidade, para uma festa por exemplo, basta fazer as equações e aumentar tudo à proporção. É de tão rápida preparação que quando deres por ela, já não há!
Para 4 pessoas
Preparação: 5min | Total:5min
Ingredientes
– 100gr de grão de bico cozido (usei enlatado);
– sumo de 1/4 de limão (podes usar lima);
– 1 colher de sopa de Tahine escuro (pasta de sésamo torrado);
– 1 dente de alho pequeno;
– pimentão doce, pimenta preta, cominhos e coentros em pó a gosto (eu gosto dele bem condimentado);
– sal q.b.;
– 1 colher de sopa de azeite;
– 1 colher de sopa de coentros picados;
– água filtrada (aqui não indico quantidade porque varia consoante a consistência que pretendo no momento).
Preparação
1.
Coloca todos os ingredientes, à excepção da água, num copo alto para usar com a varinha mágica. Também podes optar por usar um robot de cozinha com lâmina ou uma liquidificadora.
2.
Tritura tudo até obteres uma pasta espessa.
3.
Agora vamos tratar da consistência. Vai triturando enquanto acrescentas duas colheres de sopa de água de cada vez até conseguires um patê fofo, sem grânulos, nem muito espesso nem muito líquido.
Nas alturas em que faço do húmmus um molhinho para regar batatas ou outros legumes no prato, preciso de acrescentar mais água. Consoante a tua intenção, escolhe a quantidade de água que pretendes adicionar.
Vês? Já está pronto! No fim, para enaltecer o aspecto da coisa, podes regar com um fio de azeite e polvilhar com mais pimentão doce e coentros. Os olhos arregalam-se só de olhar para este Húmmus e tu vais brilhar!
[…] Receita de Húmmus […]
[…] a este prato é conveniente que o acompanhes com um molhinho. Neste dia acrescentei água ao Húmmus que tinha preparado para petiscar e ficou óptimo. Imagino que um molho de tahine ou de iogurte, […]