crepes folhados
Entradas Lanche

Crepes Folhados com Tomilho Limão

São um snack perfeito para as mais diversas ocasiões. Estes crepes folhados são muito fáceis de preparar e de devorar!

A filhota e o sobrinho foram fazer um piquenique com o Clube de Verão onde estiveram inscritos nestas férias. Quem conhece a energia das crianças saudáveis, sabe que nestas ocasiões não vale complicar. Crianças lembrarem-se de comer é uma victória quando a excitação para a brincadeira e correria é enorme! Além das maravilhosas sandes leves e fresquinhas de queijo fresco, pesto, alface e tomate, preparei-lhes um petisco fácil de debicar no meio da algazarra e a qualquer altura do dia. A receita destes crepes folhados foi inspirada no site Fine Dining Lovers, mas levou um toque pessoal nos temperos, baseado também no que tinha em casa. Eles adoraram!

 

Preparação: 5min | Cozedura: ±10min | Total: 15min

crepes folhados

Ingredientes:
– ± 140ml de água quente;
– 250gr de farinha de trigo;
– 1 colher de sal grosso;
– 2 colheres de sopa de óleo de amendoim;
– 2 a 3 colheres de sopa de sementes de sésamo;
– 1 raminho de tomilho limão fresco (seco também vale);
– pimenta preta moída q.b.

Preparação:
1. Numa tigela funda, coloca a farinha com a pimenta preta, faz um buraco no meio e verte a água quente. Com uma colher de pau, mistura bem até obter uma massa consistente mas fofa. Forma uma bola, cobre com película aderente e reserva no frigorífico durante cerca de 30 minutos. 

crepes folhados

crepes folhados crepes folhados

2. Após esta espera, divide a bola de massa em 4 partes iguais. Com o rolo da massa, estica cada porção numa superfície coberta de farinha (para não aderir) até que a massa fique com cerca de 5mm de altura. Pincela com o óleo e salpica com pedrinhas de sal, sementes de sésamo e tomilho-limão. 

crepes folhados

3. Enrola a massa, como demonstrado na imagem abaixo e volta a esticar com o rolo da massa até uma espessura de 5mm. Durante a cozedura, o óleo pincelado vai permitir a formação de várias camadas de massa sobrepostas, conferindo leveza ao resultado. 

crepes folhados crepes folhados

4. Frita os 4 crepes folhados em óleo de amendoim (a quantidade de óleo deve cobrir metade da altura do crepe) até que a massa fique dourada. Retira o excesso de gordura em papel absorvente, corta em fatias e serve. Se preparares este petisco leve para levar para algum lado, deixa arrefecer antes de embalar, para que se mantenha crocante. 

crepes folhados crepes folhados

Nota: Já experimentei fazer estes crepes folhados no forno e também adorei a textura. Além disso, fiquei com a consciência mais tranquila por ser mais saudável! Experimenta servir com uns molhinhos e uns queijinhos. São a combinação perfeita! Bom apetite! crepes folhados

E há mais!...

1 Comment

  1. […] Crepes folhados […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.