F*ck cows, chicks and pigs...what I really like is to mash potatoes and beans

Caril de Grão e Espinafres – sabores ricos de Outono

Caril de Grão e Espinafres – sabores ricos de Outono

Arrefece a pouco e pouco e o conforto já chama por comida quentinha. Reuni alguns ingredientes com tons e aromas de Outono e celebrei-o com um Caril de Grão e Espinafres.

A alimentação vegetariana e vegan não vive só de alimentos processados como o tofu e o seitan. Como já foi referido anteriormente, a combinação de legumes, cereais e leguminosas permite um boost na absorção dos nutrientes contidos nos ingredientes. Assim, desta vez apresento-te um delicioso prato com ingredientes da época (Outono). Vamos novamente até ao Oriente saborear um caril de grão caseiro, 100% vegan!

Para 4 pessoas
Preparação: 15min | Cozedura: 30min | Total: 45min

caril de grão

Ingredientes:
– 200gr de grão de bico cozido;
– 150gr de abóbora;
– 2 batatas doces médias;
– 1 cebola;
– 1 dente de alho grande;
– 1 grande tomate maduro;
– 1/2 molhe de espinafres;
– azeite ou óleo de côco q.b.;
– 1 colher de chá de sementes de mostarda;
– 2 colheres de chá de caril (comercial), 1 colher de café de açafrão, 1 colher de café de cominhos em pó, 1 colher de café de coentros em pó, 1 colher de chá de pimentão doce, pimenta preta moída e sal q.b.;
– 100ml de água;
– 4 colheres de sopa de leite de côco ou uma barrinha (1cm de espessura) de côco desidratado
– ±1 chávena de café de coentros picados
– 1 chávena de chá de arroz agulha;
– 1lt de água.

caril de grão

Preparação:
1. Se vais utilizar grão de bico caseiro, demolha-o e coze-o com antecedência.

2. Pica grosseiramente a cebola, pica o dente de alho, corta o tomate em cubinhos, corta também em cubinhos a abóbora (se for biológica, podes deixar a casca) e a batata doce descascada. Lava os espinafres e separa as folhas. Reserva tudo à excepção da cebola e do alho, que vais colocar numa panela média.

3. Rega a cebola e alho com azeite e refoga até que a cebola se apresente macia. neste momento, junta a batata doce e as sementes de mostarda. Salteia mexendo com regularidade para que a batata não pegue ao fundo da panela e se mantenha consistente. Tapa a panela nos intervalos. Quando a batata doce estiver parcialmente cozida, junta o tomate em cubinhos e o sal (que ajuda o tomate a libertar os seus sucos) e deixa cozinhar em lume brando por 5min. Adiciona a abóbora e os temperos (caril, cominhos, coentros, açafrão, pimentão doce e pimenta). Envolve bem e tapa a panela, deixando cozinhar até que a abóbora e a batata se encontrem totalmente cozidos e o tomate bem desfeito.

4. Enquanto a abóbora e a batata doce cozem, está na altura de começar a preparar o arroz. Este método foi-me ensinado pelas minhas avós e tanto serve para servir comida indiana como comida chinesa. Na verdade serve para todas as ocasiões em que pretendes servir o prato principal acompanhado de arroz solto! Enche uma panela de sopa média com 1lt de água e deixa-a ferver. Eu uso sempre o fervedor de água que torna tudo muito mais imediato. Lava bem o arroz numa taça funda. Coloca o arroz na taça, enche de água, remexe bem com as mãos e escorre. Repete este processo até que a água se apresente translúcida. Escorre bem. Quando a água na panela estiver a ferver, junta-lhe o arroz e 1 colher de sopa de vinagre de ameixa. Também podes usar outro vinagre, mas se assim for, não te esqueças de temperar com sal. Tapa parcialmente a panela e deixa o arroz cozinhar em lume baixo durante 8 a 10min. Desliga o lume, coloca o arroz num escorredor e passa-o por água quente a morna, debaixo da torneira. Coloca-o numa taça de servir.

5. Assim que a batata e a abóbora estiverem cozidas, podes juntar o grão escorrido e 100 ml de água quente. Acrescenta também os espinafres e a água. Mexe bem. Quando levantar fervura, acrescenta o leite de côco ou o côco desidratado (uso o Pride, à venda no Jumbo, e sou mega fã). Mexe bem até que o molho do caril de grão encontre uma consistência cremosa.

barra de coco desidratado

6. Desliga o lume. Acrescenta os coentros picados e mexe ou, se preferires, salpica o caril de grão com os coentros na hora de servir (fica ainda mais colorido e bonito). Delicia-te e surpreende quem se juntar a ti para esta refeição! Vais ver que é um sucesso, comigo foi!

Caril-grao



1 thought on “Caril de Grão e Espinafres – sabores ricos de Outono”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *