F*ck cows, chicks and pigs...what I really like is to smash potatoes and beans

Receita de Falafel – bolinhos de grão demolhado

Receita de Falafel – bolinhos de grão demolhado

A cozinha vegetariana e vegan, além de saudável, consegue ser bastante saborosa. Isto porque cozinhar é todos os dias uma aprendizagem que nos faz viajar pela gastronomia de todo o mundo, em busca de receitas não cruéis, interessantes e nutricionalmente ricas. Desta vez vou até ao médio oriente com esta deliciosa receita de Falafel.

Cá em casa faço Húmmus (paté de grão) imensas vezes. Por vezes sobram quantidades consideráveis, visto usar, de cada vez, um frasco inteiro de grão cozido. Para aproveitar, inventei uma receita de Falafel a partir deste paté. Fica muito bom mas comparando com o verdadeiro Falafel, tenho de admitir que o resultado é um pouco pastoso.

Depois de começar a usar grão de bico demolhado, nunca mais voltei à receita antiga. A textura é incomparável, macia por dentro, crocante por fora, e no geral, consistente e muito agradável.

Receita de falafel

É incrível como o grão demolhado coze tão depressa e mantém aquela humidade. Além disso, contribui para unir todos os ingredientes de forma a que os bolinhos não se desfaçam quando fritam no óleo quente. Atenção! A temperatura do óleo é muito importante para este resultado. Se não estiver suficientemente quente, o mais certo é que os Falafel se desfaçam.

Uma vez vi num vídeo muito caseiro um truque que adoptei imediatamente. Para saber se o óleo está bem quente, experimenta mergulhar uma colher de pau na fritadeira. Se à volta da colher todo o óleo ferver, então está pronto para cozinhar!

O palato não é consensual no que toca a comidas condimentadas, como é o caso. Eu gosto do Falafel com muito alho, cominhos, lima e paprika. No entanto, a filhota não se sente ainda capaz de apreciar grandes picantes e acidez. A receita que se segue é muito amena nas quantidades de temperos. Sugiro que ajustes os condimentos à tua preferência ou que te faças acompanhar de um molho rico nestes sabores exóticos para complementar os Falafel durante a refeição.
Apesar desta receita de falafel ser muito fácil e rápida de preparar, deves ter em conta que é um processo feito por fases que, no geral, demoram mais que o tempo abaixo indicado. Mas como não é necessário estar em cima do acontecimento a todo o momento, o que conta mesmo, é o tempo em que vais por as mãos na massa.

Para 6 pessoas
Preparação: 10min | Refrigeração: 2horas | Cozedura: ±15min | Total: 2h25min

Ingredientes:
– 250 gr de grão de bico seco;
– 1 cebola pequena cortada em gomos;
– 1 batata média, sem pele e cortada em cubos;
– 2 dentes de alho pequenos;
– ± 1 chávena de café de coentros picados;
– 1 colher de chá de coentros em pó;
– 1 colher de chá de cominhos em pó;
– 1 colher de sopa (rasa) de sal marinho;
– 1 colher de café de pimenta preta moída;
– 1 colher de café de pimenta cayenne;
– Sumo de 1 lima;
– 1 colher de sopa de tahine (pasta de sésamo) ou 2 colheres de sopa de sementes de sésamo;
– 1 colher de sopa de azeite;
– 1 colher de sopa de farinha de trigo com fermento;
– 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
– 1 chávena de café de sementes de sésamo;
– Óleo para fritar.

falafel vegan

Preparação:
1. Começa por demolhar o grão em água fria. Dispõe o grão numa tigela e cobre com água. Se reparares que o grão absorveu a água toda, cobre novamente com mais água. Deixa repousar durante a noite. De manhã, escorre a água, lava o grão, escorre novamente e reserva.

falafel vegan

2. No robot de cozinha, coloca o grão demolhado, a cebola e a batata cortadas como na imagem abaixo. Tritura tudo finamente. Deita o picadinho numa tigela funda, mas reserva um pouco (um copo) no robot. A este pedaço, adiciona o alho, os coentros picados e em pó, os cominhos, o sal e as pimentas, o tahine ou as sementes de sésamo. Mistura tudo na velocidade mais baixa do robot para envolver bem os ingredientes. Junta o picadinho anterior a esta mistura (ainda no robot), acrescenta o sumo de lima, o azeite e a farinha. Tritura novamente em velocidade baixa até que esteja tudo muito bem envolvido (mas não em pasta!). Dispõe tudo na tigela funda e reserva no frigorífico por 2 horas. 

Receita de falafel Receita de falafel

3. Retira a tigela do frio e adiciona o bicarbonato de sódio à mistura. Mexe tudo muito bem. O bicarbonato de sódio faz com que os Falafel fiquem mais fofos por dentro, uma vez que este produto, em contacto com a humidade, cria bolhinhas de ar. Por isso deve ser acrescentado mesmo antes de fritar ou assar.

Receita de falafel

4. Forma bolinhos com duas colheres de sopa, tal como se formam os tradicionais bolinhos de bacalhau. Envolve cada bolinho em sementes de sésamo. Frita em óleo bem quente. Para saber se o óleo está pronto, mergulha uma colher de pau na fritadeira. Se o óleo borbulhar à volta da colher, então está suficientemente quente. Se colocares os Falafel antes da temperatura desejada, o mais certo é os bolinhos desfazerem-se e não queremos que isso aconteça! Quando estiverem douradinhos, retira e dispõe sobre papel absorvente para retirar o excesso de gordura. Serve com uma salada abundante, com arroz ou tabuleh de cuscus ou bulgur, legumes assados, acompanhado por molho de tahine, molho de iogurte e hortelã ou maionese vegan. בתיאבון (beteavon=bom apetite em hebraico!

Receita de falafel

Nota: Por ser uma abastada receita de Falafel, podes sempre congelar alguns para mais tarde consumir. Basta fritá-los levemente e congelá-los!



2 thoughts on “Receita de Falafel – bolinhos de grão demolhado”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *