F*ck cows, chicks and pigs...what I really like is to mash potatoes and beans

Bifinhos de Seitan com Cogumelos e creme de leite de Amêndoa Inclui receita de Seitan caseiro com textura de frango - uma nova experiência

<span class="entry-title-primary">Bifinhos de Seitan com Cogumelos e creme de leite de Amêndoa</span> <span class="entry-subtitle">Inclui receita de Seitan caseiro com textura de frango - uma nova experiência</span>

Hoje vamos almoçar uns deliciosos Bifinhos de Seitan com Cogumelos e Natas.

Já não comemos Seitan com tanta regularidade como gostaríamos. É que apesar de ser muito saboroso e ter uma textura incrível, o glúten acaba por ser um pouco pesado para a digestão. Por isso, optei por cozinhá-lo em raras ocasiões. Hoje é uma delas e digo-te já porquê.

Ao percorrer o infindável e maravilhoso mundo de sabores que a internet me dá (mesmo que eu nem peça!) tenho ficado curiosa com algumas receitas que acrescentam grão-de-bico cozido ao essencial glúten de trigo. O resultado anunciado é o de uma textura muito idêntica à do frango… Textura! Não é o sabor! Então, este fim-de-semana resolvi experimentar um twist na minha clássica receita de Seitan. Venha o grão e vamos ver se o resultado merece o empenho.

Comecei por preparar uma base líquida com o grão e alguns ingredientes mais (que passo a descrever mais abaixo). No final, este preparado tinha aspecto de papa de cereais, daquelas de bebé. Depois, numa taça, envolvi todos os ingredientes secos que a receita de Seitan do Come Terra já levava. Assim que comecei a envolver estes secos na base de grão notei imediatamente uma elasticidade distinta da que estava habituada a obter. Pensei °olha, parece que resulta mesmo!°.

Como eu gostava de entender mais a química dos alimentos. É muito útil quando se quer simular algumas características da alimentação clássica na alimentação vegan ou converter receitas tradicionais em versões sem alimentos de origem animal. Tenho vindo a aprender bastante!

Depois de envolver muito bem todos os ingredientes, cozi o Seitan em vapor. Diferente do que sempre fiz, cozer num caldo especialmente preparado para o efeito. Tenho a dizer que a partir de agora vou ficar indecisa quando voltar a cozinhar Seitan. Porque esta nova versão ficou I•N•C•R•Í•V•E•L!!! Bem, para cada prato, a sua textura… Parece que vou ter de premeditar o que irei cozinhar da próxima vez para saber qual das versões fazer.

bifinhos de seitan com cogumelos e creme de leite de amendoa

Como a intenção, desta vez, foi simular a receita de bifinhos de frango com cogumelos e natas, optei por experimentar esta versão que passo, desde já, a desvendar.


RECEITA DE SEITAN COM TEXTURA DE FRANGO
(o ingrediente principal para os Bifinhos de Seitan com Cogumelos)

Para 4 pessoas (±400gr)

Preparação: 20min | Cozedura: 45min a 1hora | Total: 1h20min


Ingredientes


Base líquida de Grão-de-Bico

– 5 colheres de sopa de grão-de-bico cozido
– 5 colheres de sopa de água de cozer o grão
– 1 cubo de gelo
– 1 colher de sopa de miso de cevada
– 1 colher de sopa de azeite
– 1 colher de sopa de cebola em pó
– 1 dente de alho
– 1 colher de sopa de vinagre de maçã
– 1 pitada de sal dos himalaias (sal rosa)

Ingredientes secos do Seitan Tradicional Come Terra

– 1 copo de glúten de trigo
– 1 chávena de café de farinha de aveia integral
– 1/2 chávena de café de levedura de cerveja
– 1/2 chávena de café de gérmen de trigo
– 1 colher de chá de cominhos em pó
– 1 colher de chá de pimentão doce
– 1/2 colher de chá de gengibre em pó
– 1/2 colher de café de sal rosa


Preparação


1.

Começa por triturar todos os ingredientes da base líquida de grão-de-bico num processador de alimentos até obteres uma base com textura e espessura de uma papa de cereais para bebé (tipo cerelac). Se ficar muito espessa acrescenta água de cozer o grão, se ficar muito líquida acrescenta grão. Verte este preparado numa taça grande.


2.

Coloca todos os ingredientes secos do Seitan numa taça e envolve-os bem.


3.

Aos poucos e com a ajuda de uma colher, mistura os ingredientes secos na base líquida de grão. Num repente vais obter uma massa elástica e pouco pegajosa. Com as mãos, continua a amassar o Seitan com movimentos idênticos aos que fazes quando espremes um pano molhado, mas com pouca força. Vai fazendo isto até que a textura obtida se equipare a fios espessos e com elasticidade, colados entre si (neste momento não consigo descrever melhor, espero que entendas o quero dizer). Se sabes como é o aspecto da carne de frango cozido, é mais ou menos isso. Serão cerca de 5 minutos a amassar.


4.

Deixa repousar cerca de 15 minutos e depois sela-o bem em papel de alumínio. Coze em vapor durante 45 minutos a 1 hora. Deixa arrefecer, retira o papel de alumínio e reserva num tupperware fechado no frigorífico.

bifinhos de seitan com cogumelos e creme de leite de amendoa


BIFINHOS DE SEITAN COM COGUMELOS E CREME DE LEITE DE AMÊNDOA

Para 4 pessoas

Preparação: 10min | Cozedura: 30min | Total: 40min

 


Ingredientes


Para o Seitan

  • 1 naco de seitan (±400gr) fatiado com a espessura de 1 dedo anelar
  • sumo de 1/4 de limão
  • 1 colher de tamari (molho de soja sem glúten)
  • 1 colher bem cheia de massa de alho ou 1 dente de alho grande picado
  • Azeite para fritar

Para os Cogumelos

  • 6 a 8 Cogumelos brancos grandes laminados com ± 5mm de espessura
  • 1 colher de sopa de azeite
  • sumo de 1/4 de limão
  • 1 colher de sopa de creme vegetal (eu uso de côco, feito por mim)
  • sal e oregãos a gosto

Para o Molho

  • 1 colher de sopa de creme vegetal
  • 1 colher bem cheia de farinha sem fermento (eu usei de trigo integral)
  • 1 copo de leite de amêndoa
  • 1 chávena de café de caldo de legumes caseiro ou 1/4 de caldo vegetal diluído na mesma quantidade de água quente
  • 1 colher de chá de miso de cevada diluído num pouquinho de água quente
  • 2 pés de coentros ou manjericão ou tomilho picadinhos
  • pimenta preta moída a gosto

bifinhos de seitan com cogumelos e creme de leite de amendoa


Preparação


  1. Podes cozinhar o Seitan de 2 maneiras. No forno ou na frigideira. Desta vez grelhei-o na frigideira mas numa próxima ocasião irei fazê-lo no forno porque irá precisar de uma menor quantidade de azeite e creme vegetal. De uma maneira ou outra, começa por cobrir o fundo da frigideira ou tabuleiro anti-aderente com o azeite e o creme vegetal. Mistura o tamari com a massa de alho (ou alho) e o sumo de limão. Tempera os bifinhos de seitas com este molho e grelha-os de ambos os lados até que fiquem douradinhos. Reserva numa travessa suficientemente funda para o seitan, os cogumelos e o molho.
  2. Também os cogumelos podem ser grelhados na frigideira ou no forno. Cobre o fundo da frigideira ou do tabuleiro anti-aderente com o azeite e o creme vegetal. Dispõe os cogumelos laminados separados para que grelhem de forma homogénea. Rega os cogumelos com o sumo de limão e salpica-os com o sal e os oregãos. Grelha-os de ambos os lados para ficarem morenos. Reserva juntamente com o Seitan.
  3. Finalmente o molho. Se usaste uma frigideira para grelhar o seitan e os cogumelos, usa-a também para preparar o creme de leite de amêndoa. Se grelhaste no forno, aproveita o sumo lá deixado pelos cogumelos e pelo seitan e verte-o para uma frigideira. Envolve o miso, o caldo de legumes, as ervas e a pimenta numa tacinha. Põe a frigideira ao lume (brando), acrescenta o creme vegetal e, quando estiver derretido, coloca a farinha e mexe logo. Logo de seguida, acrescenta o leite de amêndoa e não pares de mexer para ligar todos os ingredientes. Vai imediatamente formar-se um creme espesso. Nesta altura acrescenta a mistura de miso, caldo de legumes, ervas e pimenta. Continua a mexer para ligar tudo. Quando voltar a engrossar, desliga o lume e verte este creme sobre os bifinhos de seitan com cogumelos.
  4. Eu servi os bifinhos de seitan com cogumelos acompanhados de arroz frito e salada verde com sementes. Fiquei indecisa entre o arroz e o puré. Mas como o seitan é um pouco pesado para a digestão, achei qua batata seria demasiado.
  5. Espero que gostes!

bifinhos de seitan com cogumelos e creme de leite de amendoa

Diz-me se funcionou bem para ti esta receita de Seitan ou se lhe fizeste alguma alteração que queiras partilhar com a comunidade Come Terra!

Até à próxima receita 😉



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *