F*ck cows, chicks and pigs...what I really like is to smash potatoes and beans

Quick Bruschettas ou Pizza à Portuguesa

Quick Bruschettas ou Pizza à Portuguesa

Bruschettas são a refeição ideal para momentos de cinema em casa, jogos em família e amigos, grandes conversas gostosas… Estas, especialmente, são muito rápidas de fazer. Assim, naquelas alturas em que estamos mesmo a apreciar o que quer que nos esteja a ocupar, não cria grandes interrupções e até é apropriada para juntar a malta toda na cozinha a preparar, cada um, a sua.
A primeira vez que aprendi a fazer estas Bruschettas, ensinaram-me a cortar os legumes em rodelas muito fininhas. Mas na hora de comer, alguns desastres aconteciam, como por exemplo, dar uma trinca e vir o recheio todo atrás da dentada! Por isso, passei a picar todos os legumes, de forma a facilitar todo o processo de degustação.

Para 4 pessoas:
Preparação: 5min | Cozedura: 10min | Total: 15min

Ingredientes:
– 8 pães da tua preferência (neste caso usei pão biju, mas as minhas preferidas são em pão de água ou pão da avó, como lhe chamam em Aveiro)
– 4 tomates médios maduros mas rijinhos, picadinhos;
– 1 pimento picadinho (verde, vermelho, laranja ou amarelo, cada um dá um toque diferente ao resultado final, mas todos ficam bons);
– 1 cebola grande, picadinha;
– 1 dente de alho picadinho (só se o pesto não tiver quanto baste);
– Sal grosso q.b. (só se o pesto não tiver quanto baste);
– 4 colheres de sopa de pesto (eu usei o meu pesto caseiro, vê a receita aqui);
– azeitonas sem caroço para acrescentar um sabor extra (opcional);
– Vinagre balsâmico em creme;
– Pimenta preta moída q.b..

Preparação:
1. Abre o pão ao meio, espalma-o bem e reserva. Como o pão vai ocupar muito espaço na tua bancada, faz como eu e empilha-o. Liga o forno em lume médio e deixa aquecer.

2. Numa tigela, mistura o tomate, o pimento, a cebola, o alho, o sal e o pesto.

3. Recheia cada fatia de pão com o preparado anterior. No topo de cada uma, coloca 2 azeitonas ou mais e espalha o vinagre balsâmico.

4. Coloca as fatias num tabuleiro de assar e põe no forno, a média altura. Quando o pão estiver torradinho, retira, polvilha com pimenta preta, serve a malta e babem-se a degustar esta delícia! Acompanha as Bruschettas com limonada ou cerveja bem fresquinha!



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *