F*ck cows, chicks and pigs...what I really like is to mash potatoes and beans

Seitan al funghi com arroz de passas

Seitan al funghi com arroz de passas

Para experimentares esta receita, podes usar seitan comprado ou podes fazer o teu. A segunda opção é bem mais interessante, já que podes variar nos sabores, texturas e consistência. Clica aqui para aprenderes como fazê-lo!

Num post anterior falei da possibilidade das 1001 e mais algumas maneiras de cozinhar o seitan. São de facto inesgotáveis os modos como se pode cozinhar esta maravilha vinda do oriente. E como já está cozido, o tempo de preparação dos pratos à base de seitan é sempre muito curto. Hoje apresento-te Seitan al funghi com arroz de passas. Outro casamento perfeito e feliz!

Para 4 pessoas
Preparação: 5min | Cozedura: 10min | Total: 15min

Ingredientes:
– 150gr de seitan cortado em palitos finos;
– 2 cenouras cortadas em palitos finos;
– 4 cogumelos brancos laminados;
– 1/2 alho francês cortado em rodelas finas;
– 1 dente de alho picado;
– 100ml de natas de soja;
– 1/2 chávena de café de vinho branco;
– Azeite q.b.;
– Sal grosso marinho q.b.;
– Pimenta preta moída q.b.;
– 1 colher de café de cominhos em semente;
– 1 colher de sopa de coentros picados;
– 1 copo de arroz agulha;
– 2 colheres de sopa de passas pequenas.
Receita_Seitan

1. Envolve o seitan, já cortado, nas sementes de cominhos.

2. Ferve 2 copos de água numa panela com uma colher de chá de sal marinho. Depois de levantar fervura, acrescenta o arroz e 1 colher de sopa de vinagre de sidra (vai ajudar a soltar o arroz). Quando a água levantar novamente fervura, mexe bem o arroz, tapa a panela, mas não totalmente e deixa cozinhar por cerca de 8min. Quando estiver quase cozido (1min antes) junta as passas (mas não mexas já), desliga o lume, tapa a panela e deixa que o arroz acabe de cozer no seu próprio vapor. Depois de cozido, dispõe o arroz numa taça de servir e agora sim, podes mexer para envolver as passas, que entretanto ficaram ligeiramente mais macias.

3. Entretanto, refoga rapidamente o alho francês, o alho e a cenoura. Acrescenta os cogumelos, o vinho, o sal e a pimenta. Tapa e deixa cozinhar por 5min. 

4. Acrescenta o seitan e envolve durante 2min. Desliga o lume.receita_seitan

5. Transfere o seitan para um prato de servir, rega com as natas e polvilha com os coentros. Serve com o arroz de passas e bom apetite!Seitan com legumes

Nota: Como este seitan é caseiro e é rico em temperos, na hora de preparar este prato apenas precisei de reforçar o sabor a cominhos. Caso estejas a utilizar um seitan comercial, sugiro que o temperes com mais molho de soja, pimenta preta moída, gengibre em pó e pimentão doce.



1 thought on “Seitan al funghi com arroz de passas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *