F*ck cows, chicks and pigs...what I really like is to smash potatoes and beans

Paté de Beringela – rico e cremoso, tão booom!

Paté de Beringela – rico e cremoso, tão booom!

Paté de Beringela é daqueles petiscos que merecem lugar em qualquer mesa. Com um travo amanteigado e uma textura muito cremosa, enriquece qualquer tostinha.

Um dia destes, assei uns legumes fatiados no forno para o jantar. Tudo corria bem até me esquecer das beringelas! Tostaram um pouco mais do que o aceitável… Como detesto desperdiçar comida e as beringelas não estavam totalmente esturricadas, decidi experimentar fazer delas um paté. Felizmente a humidade não tinha evaporado totalmente, pelo que o sabor essencial se manteve.Com pouquíssimos recursos acabei por preparar uma entrada para o jantar que fez um sucesso e, de então em diante, o Paté de Beringela passou a fazer parte dos nossos petiscos.

O que este Paté de Beringela tem de maravilhoso é que, mesmo que já tenhas as beringelas há mais tempo do que é suposto (assim a entrar ligeiramente na decomposição!), podes sempre aproveitá-las para fazer esta simples e rápida receita (mas retira a parte velha das beringelas, claro!).

pate de beringela

Para 250ml de paté
Preparação: 5min | Cozedura: ±10min | Total: 15min

Ingredientes:
– 1 beringela;
– Sal, pimentão doce, azeite e vinagre balsâmico, tudo q.b.
– 1 a 2 colheres de sopa de natas ou iogurte de soja natural (iogurte ou natas de leite de origem animal também são válidos).

Preparação:
1. Pincela, com azeite, o fundo de um tabuleiro de forno ou simplesmente, cubre-o com uma folha de papel vegetal.
2. Corta a beringela em rodelas, com um dedo mindinho de espessura e dispõe no tabuleiro, evitando que se sobreponham. Tempera as fatias com azeite, vinagre balsâmico e sal. Assa até que se apresentem douradas ou percam metade da espessura. 


3. Corta em pedaços e coloca num jarro com 1 colher de sopa de natas ou iogurte e passa bem com a varinha mágica. Podes separar a pele, mas se a aproveitares, o paté vai ganhar um sabor fumado bastante distinto! 


4. Rectifica os temperos e serva com tostinhas e/ou legumes crus.

Nota:
Bem sei que existem inúmeras receitas deliciosas de paté de beringela pelo mundo (até lhe chamam Baba Ganoush!). Com pimento vermelho assado, limão e azeitonas picadas à mistura, este paté fica bastante mais rico. E com um pouco de pasta de sésamo e cominhos, multimilionário! Mas por vezes, menos é mais. Garantidamente que esta receita simples e económica vai despertar muitos sentidos. Bom apetite!



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *