F*ck cows, chicks and pigs...what I really like is to smash potatoes and beans

Ovos sem ovos! Receitas alternativas e sem crueldade

Ovos sem ovos! Receitas alternativas e sem crueldade

eggfree
Encontra aqui como podes fazer todo o tipo de ovos sem ovos! Ovos escalfados, crepes, omoletes, ovos mexidos e até claras em castelo!

OVOS SEM OVOS ESCALFADOS (para 4 “ovos”)

Ingredientes
A gema:
– 1/2 copo de água;
– 1/2 colher de chá de mistura de açafrão e pimentão doce fumado;
– 1 colher de chá de amido de milho;
– 2 colheres de chá de levedura de cerveja em pó;
– 1 colher de chá de mostarda;
– 1 colher de sopa de margarina.

A clara:
– 300g de tofu macio, bem escorrido;
– 1 colheres de sopa de farinha de trigo fina
– 1 colher de chá de agar agar em pó ou 1 colher de café de goma xantana
– 1 colher de café de sal marinho

Preparação
A gema:
Mistura bem todos os ingredientes (à excepção da margarina). Aquece ligeiramente numa panela pequena, introduzindo aos poucos a margarina, enquanto a mistura engrossa e começa a ferver. Desliga o fogão e reserva a “gema” numa tigela coberta com película aderente no frigorífico. Deve arrefecer completamente para ser acrescentada à “clara”.

A clara:
Mistura bem todos os ingredientes num processador de comida ou com a varinha mágica, até conseguires um creme macio e espesso.

Montagem:
Para montar os “ovos”, podes usar forminhas de bolo. Se não forem anti-aderentes, pincela o interior com óleo ou azeite. Coloca no fundo de cada forma uma colher de sopa bem cheia de “clara”. Com as costas de uma colher de chá, faz uma cova no meio, pressionando (mas não pressiones demasiado para o fundo não fique muito fino). Nesta cova, introduz 1 a 2 colheres de chá de “gema” sem que esta se sobreponha aos lados da “clara”. Cobre cuidadosamente com outra colher de sopa de “clara”, de forma a selar bem o “ovo”. Alisa bem a superfície.

Para escalfar os ovos:
Coloca água a ferver numa panela até metade da sua altura. Muito cuidadosamente, introduz as formas com os “ovos”. A água deve cobrir os “ovos”. Cobre a panela e deixa cozer em lume médio durante 10min ou até que a textura se apresente firme mas tenra e leve. Escorre cuidadosamente qualquer resíduo de água que tenha ficado sobre os “ovos” e transfere cada um para o seu prato, virando as formas sobre eles. Quando abrires a “clara” um líquido amarelinho, muito idêntico a uma gema, vai escorrer sobre o fundo do prato!

*****

OMOLETE SEM OVOS (para 4 omoletes)

Ingredientes:
– 150gr de farinha de grão;
– 50gr de farinha de aveia;
– 100ml de água fria;
– Sumo de 1/2 limão pequeno;
– 1 colher de café de mostarda em pó;
– 1/2 colher de café de açafrão;
– 1 colher de café de sal marinho.

Preparação:
Numa tigela funda, coloca as farinhas e os temperos. Envolve bem. Deita a água, misturada com o sumo de limão, em fio enquanto mexes com uma colher de varas, até conseguires um creme pouco espesso e macio (a textura deve ficar idêntica à do iogurte batido). Espalha um fio de azeite numa frigideira anti-aderente e aquece em lume brando. Deita 1/4 da massa na frigideira e espalha cuidadosamente. Deixa cozinhar durante 4min, vira com a ajuda de um prato ou espátula, e cozinha do outro lado mais 4min. A omolete de ovos sem ovos está pronta!

Nota: Podes optar por preparar previamente um refogado de cebola e alho para misturar na massa. Esta omolete pode ser dobrada como na versão original, permitindo rechear com qualquer coisa!

Receita inspirada no site magicjelly.

*****

CREPES SEM OVOS (para 8 unidades)

Ingredientes:
– 150gr de farinha de trigo;
– 50gr de farinha de aveia;
– 1 colher de chá de açucar amarelo ou xarope (de milho, arroz, agave…);
– 150ml de leite de soja ou outro;
– 4 gotas de essência de baunilha (opcional);
– 1 pitada de sal fino;
– Azeite/ óleo/ margarina.

Preparação:
1. Numa tigela funda, coloca as farinhas e o açúcar (se usares xarope mistura-o no leite e não imediatamente na farinha). Envolve bem. Deita o leite em fio enquanto mexes com uma colher de varas, até conseguires um creme pouco espesso e macio (a textura deve ficar idêntica à do iogurte batido).
2. Cobre o fundo de uma frigideira anti-aderente com o azeite (ou o óleo ou a margarina) e aquece em lume brando. Deita 1 camada fina da massa na frigideira e espalha cuidadosamente. Deixa cozinhar durante 1 a 2min, vira com a ajuda de uma espátula, e cozinha do outro lado mais 1 ou 2min. Repete até acabares a massa.

*****

OVOS SEM OVOS MEXIDOS

Com base na receita da omolete, a única diferença é que deves mexer a massa enquanto a cozinhas!

*****

CLARAS EM CASTELO

Numa leitura recente, percebi que a água utilizada para cozer grão ou feijão tem propriedades idênticas às da clara do ovo. Desde que foi descoberto, ganhou um nome, aquafaba! A verdade é que, se bateres esta água com a batedeira por cerca de 5min, no final vais ter algo muito parecido com claras em castelo. Podes usá-las em todo o tipo de sobremesa que naturalmente exija a presença das claras. Já experimentei fazer mousse de chocolate preto e ficou cremosa e deliciosa. Uma coisa que pode acontecer é alguma água da aquafaba separar-se do creme da sobremesa. Esta mousse de chocolate ficou realmente muito saborosa, mas depois de comê-la reparei que no fundo da taça ficou alguma água. Não aconselho que uses a água das leguminosas de conserva porque podem conter sal e/ou conservantes.

Uma outra alternativa para obteres o poder emulsionante das claras dos ovos é usares linhaça. A linhaça moída envolvida em água resulta numa emulsão muito idêntica à clara do ovo. Já experimentei em inúmeras receitas, doces e salgadas, e estou rendida. Se tens sementes de linhaça, põe num copo fundo uma colher cheia delas e acrescenta 150ml de água (mais coisa menos coisa). Com a varinha mágica, passa tudo muito bem. Vais obter um líquido espesso com pedacinhos de linhaça granulada. Deixa repousar, no mínimo, 5minutos. Podes usá-lo para fazer, por exemplo, rabanadas, bilharacos, hambúrgueres, pastéis, bolos, bolachas… Tudo como o tradicional mas com ovos sem ovos 😉



4 thoughts on “Ovos sem ovos! Receitas alternativas e sem crueldade”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *