F*ck cows, chicks and pigs...what I really like is to smash potatoes and beans

Manteiga de Amendoim – caseira e maravilhosa!

Manteiga de Amendoim – caseira e maravilhosa!

Desta vez vamos levar o paladar até aos Países Baixos com uma Manteiga de Amendoim! Adoro, e passei a adorar mais ainda depois de começar a fazê-la em casa. Cada vez que me lembro o quanto aprecio esta manteiga de comer à colher lembro-me também dos pobres coitados que se se atrevessem a prová-la iriam de gás para um hospital. É muito injusto ser-se alérgico a coisa tão boa!

Esta receita não só é incrivelmente fácil de fazer como fica muitíssimo mais económica do que a adquirida no supermercado. A juntar a esta vantagem, o facto de saber exactamente o que a minha manteiga de amendoim contém. Bastam amendoins pelados, açúcar de cana mascavado, sal e óleo de amendoim, um forno e uma trituradora de alimentos. Se estás a evitar o açúcar, substitui por xarope vegetal como o de ácer, milho ou arroz. Depois de preparada, esta manteiga preserva-se muito bem no frigorífico durante 2 meses. Encontrei alguns artigos que garantem poder durar entre 3 a 6 meses, mas por precaução 2 é o meu limite.

manteiga de amendoim caseira

Além de saborosa, a Manteiga de Amendoim tem outras vantagens. O teor de gorduras monoinsaturadas do amendoim é muito saudável, contribuindo para os níveis saudáveis de colestrol e reduzindo o risco de doenças cardíacas. Além disso, por ser rico em proteínas e fibras, em conjunto com doces ou frutas, mantém a sensação de saciedade por mais tempo, atrasando a vontade de comer novamente. A somar, o amendoim é rico em magnésio (bom para os ossos), vitamina E (anti-oxidante), potássio (músculos) e vitamina B6 (imunidade). Por isso existem inúmeras receitas de batidos, iogurtes, sanduíches e sobremesas à base de manteiga de amendoim.
Nesta receita que partilho, torro os amendoins no forno. É assim que gostamos! O cheirinho que se espalha pela casa enquanto torram é extremamente reconfortante e guloso. Se não torrares os amendoins, o sabor da manteiga ficará menos intenso, mas isso é uma decisão que deverás tomar com o teu palato. Como uso açúcar de cana de primeira extracção, os grãos de açúcar conferem uma textura crocante à manteiga, por serem difíceis de diluir no processo de trituração. Mas essa também é uma qualidade que aprecio. Se quiseres um resultado mais cremoso, podes tentar diluir o açúcar no óleo de amendoim, usar um açúcar mais refinado ou optar pelos adoçantes naturais referidos no segundo parágrafo. Também utilizo sal refinado porque adoro o sabor agridoce. Se preferires, não utilizes. Espero que gostes!

Para 500ml de Manteiga de Amendoim
Preparação: 5 min | Cozedura: 15 min | Total: 20min

Ingredientes:
– 500gr de amendoim pelado;
– 1 chávena de café bem cheia açúcar mascavado (açúcar de cana de 1ª extracção);
– 1 colher de sopa de sal refinado;
– 1 chávena de café de óleo de amendoim.

manteiga de amendoim caseira

Preparação:
1. Forra um tabuleiro de forno com papel vegetal e sobre ele espalha os amendoins de forma a que não se sobreponham. Salpica os amendoins com metade do sal e leva ao forno, em lume baixo, durante 15 minutos. Ao fim deste tempo aproveita para inalar o cheirinho do amendoim torrado e retira o tabuleiro do forno. Deixa arrefecer os amendoins até um pouco acima da temperatura ambiente.

manteiga de amendoim caseira

manteiga de amendoim caseira

2. No copo da trituradora, coloca os amendoins, o açúcar, o resto do sal e o óleo. Tritura tudo muito bem até obter um creme consistente.

manteiga de amendoim caseira manteiga de amendoim caseira

3. Estereliza um frasco numa panela com água a ferver por 5 minutos ou coloca o frasco com um pouco de água no microondas e aquece-o até que a água entre em ebulição. Depois, seca muito bem e guarda a manteiga de amendoim no frasco, bem fechado, no frigorífico. 

Agora só precisas de usar a imaginação para dar uso à manteiga. Eu adoro misturar em iogurtes, com maçã ou em batidos de banana, no pão com doce de morango… Experimenta engrossar molhos com esta manteiga de amendoim ou substituir o tahine nas receitas onde costumas usá-lo. Depois de provares, vais ver que a manteiga de amendoim de supermercado nunca mais vai saber ao mesmo!

Se estiveres numa de experiências, tenta juntar um pouco de cacau a esta receita! Prometo que não te arrependes!

manteiga de amendoim caseira



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *