F*ck cows, chicks and pigs...what I really like is to smash potatoes and beans

Iogurte de Soja caseiro – fácil e muito mais económico!

Iogurte de Soja caseiro – fácil e muito mais económico!

O iogurte de soja caseiro é uma excelente alternativa à oferta de iogurtes vegetais à venda nas lojas. 

Ainda não me converti a uma alimentação 100%vegan porque adooooro lacticícios. O sabor único da manteiga e os mais variados queijos marcam sempre presença no nosso frigorífico. No entanto, o estômago e o organismo já não são tão tolerantes como há uns anos atrás e ressentem-se a cada vez que ingiro iogurtes, natas, queijos e manteigas de origem animal. Por norma, e com muita razão, quem tem uma alimentação vegan argumenta que somos a única espécie que consome leite após idade de lactação e, pior, com origem noutra espécie! 

Começa a contagem decrescente para deixar de comer derivados!

iogurte de soja caseiro

Existem, de facto, estudos que comprovam que nos países onde se consome menos leite de origem animal, há menos casos de doenças ortopédicas e respiratórias. Podes consultar mais sobre os malefícios dos lacticínios aqui (espero que entendas inglês). Por isto e também por curiosidade, comecei por alterar a nossa dieta explorando o mundo do iogurte de soja caseiro.

Foram muitas as receitas que procurei, umas menos complicadas que outras, algumas mais saborosas e outras que variam na consistência pretendida. Cheguei à mais simples e deliciosa de todas, através do vlog da Jenny Mustard (blogger caricata e única que sugiro conheceres).

Bem, a questão do sabor vai depender um pouco de ti e do que tens em casa. Por norma, o iogurte de soja é sempre natural. A adição de sabor e doce vem depois do iogurte feito. Depois a consistência pode ser alterada com a introdução de espessantes naturais como o agar-agar ou a goma guar. Eu prefiro a textura original, muito idêntica à de um iogurte grego, cremosa. Mais tarde, irei propor algumas receitas de queijos vegan. Alguns são altamente dispendiosos de preparar e sabem a luxo, mas outros há bastante acessíveis e fáceis de preparar. Por agora, deixo-te esta incrível receita de iogurte caseiro. 

Para 1lt de iogurte
Preparação: 5min | Repouso: 10h

Ingredientes:
– 1lt de leite de soja natural (sem sabor e sem açúcar, usei o natural da Provamel);
– 25gr de fermento vegan para iogurte (eu comprei marca Midzu);
– 1 garrafa térmica com capacidade para 1lt;

iogurte de soja caseiro

Preparação:
1. Aquece o leite até uma temperatura entre 37ºC e 45ºC (abaixo dos 37ºC o fermento não faz efeito e acima de 47ºC o fermento morre). Mexe. Acrescenta o fermento para iogurte e envolve bem.
iogurte de soja caseiro

2. Verte o preparado para a garrafa térmica, fecha-a bem e reserva durante 10 horas (durante a noite é uma excelente altura).

iogurte de soja caseiro

3. Estereliza copinhos ou uma tigela de vidro com tampa. Verte o iogurte de soja caseiro para estes recipientes. Reserva num copinho à parte cerca de 4 colheres de iogurte que poderás usar da próxima vez que fizeres outro litro de iogurte! Faz uma marca neste copinho para que em casa todos saibam que não podem usar. Experimenta uma caveira ou uma cruz grande!

iogurte de soja caseiro

Nota: O fermento para iogurte custa cerca de 3,50€, mas é um custo inicial, porque da próxima vez que fizeres iogurte, basta juntar 4 colheres de sopa do iogurte preparado anteriormente. Podes repetir este processo até 8 vezes! Faz as contas e comprova o quão barato fica fazer o iogurte de soja em casa. Uma alternativa ainda mais em conta é comprar um pacote de iogurte de soja natural e adicionar ao leite aquecido, na vez do fermento.

Por não ser adocicado, este iogurte, além de servir deliciosos pequenos-almoços, lanches, snacks, também é bom para substituir as natas na confecção de pratos com creme e para dar consistência aos mais variados molhos. 

Agora desafio a tua imaginação! O que pensas juntar ao teu iogurte de soja caseiro para o tornar único e delicioso? Na foto, sugiro uma mistura de manteiga de amendoim e doce de tomate. Com sementes e frutos secos é divino! Experimenta partir umas bolachinhas e juntar o teu doce preferido…Hmmmm! Adoooro.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *