F*ck cows, chicks and pigs...what I really like is to smash potatoes and beans

Hambúrgueres de Feijão Preto e Aveia

Hambúrgueres de Feijão Preto e Aveia

Até ao vegan mais vegan (ou vegetariano mais vegetariano) apetece de vez em quando uma espécie de Junk Food! A grande diferença é que, apesar da aparência, a qualidade destes hambúrgueres de feijão não permite que tal denominação lhe seja dada. É tudo tão saudável que de Junk nada tem! O que me deixa sem remorsos a cada trinca que lhes mando 😀 Sem remorsos e com muita água na boca, só de pensar neles… E é por isso que tenho de partilhá-los contigo, experimenta e diz-me nos comentários se concordas!

hambúrgueres de feijão

Para um topping texturizado e crocante, fiz uma salada de couve lombarda e couve roxa com maionese. Podes usar a maravilhosa maionese vegan cuja receita já partilhei aqui no site. E como cá em casa adoramos batatas fritas mas nem por isso a quantidade de óleo que as frita, passámos a fazê-las no forno! Ficam com uma grande pinta, estaladiças, saborosas e nós com vontade de ter feito mais algumas… A receita está aqui!

Para 4 pessoas
Preparação: 15min | Cozedura: 15min | Total: 30min

hambúrgueres de feijão

Ingredientes:
– 1 cebola grande picadinha;
– 1 cenoura média picadinha;
– 200gr de feijão preto cozido e escorrido;
– 1 chávena de café cheia de flocos de aveia;
– 1/2 chávena de café de farinha de aveia;
– 1 colher de chá de massa de alho (ou 2 dentes de alho picadinhos)
– 1 colher de chá de açúcar amarelo ou mel;
– 10 azeitonas picadinhas (esqueci-me de fotografá-las!)
– 1 colher de sopa de ketchup;
– 1 colher de chá de massa de pimentão;
– 1 colher de chá de vinagre balsâmico;
– Sal, pimenta preta moída, cominhos em pó, coentros em pó e pimenta de cayenne q.b.
– 4 folhas de couve lombarda e 1 folha de couve roxa;
– 3 colheres de sopa de maionese com alho e pimenta preta;
– 1 colher de chá de mostarda;
– 4 pães de hambúrguer;
– Queijo creme.

Preparação:
1. Começa por refogar a cebola e o alho em azeite. Junta o açúcar ou mel e mexe bem enquanto fritam. Antes que a cebola se apresente cozida, acrescenta a cenoura e os temperos (sal, pimentas, cominhos e coentros). Mexe bem até que esteja tudo cozido. Reserva.

hambúrgueres de feijão hambúrgueres de feijão

2. Esmaga o feijão preto como apresentado na foto. Eu usei uma picadora manual, mas também podes usar um esmagador de batata cozida ou até um garfo.

hambúrgueres de feijão

3. Coloca o feijão esmagado numa tigela funda. Adiciona o preparado anterior, os flocos de aveia, a farinha de aveia e as azeitonas. Envolve tudo muito bem.

hambúrgueres de feijão hambúrgueres de feijão

4. Verifica se a consistência está facil de moldar e se não se desfaz com muita facilidade. Se ainda estiver muito frágil, acrescenta um pouco mais de farinha ou de flocos de aveia. Molda esferas do tamanho de bolas de snooker e achata-as, dando-lhe a forma do tradicional hambúrguer. Confirma se têm diâmetro suficiente para cobrir a fatia do pão de hambúrguer.

hambúrgueres de feijão

5. Coloca os hambúrgueres de feijão sobre papel vegetal, dentro de um recipiente apropriado para ir ao congelador. Reserva no frio durante cerca de 30min.

hambúrgueres de feijão

6. Entretanto, bebe qualquer coisa e prepara as batatas fritas no forno (se assim o desejares) e o topping dos teus hambúrgueres de feijão. Corta em juliana as folhas das couves lombarda e roxa e envolve-as na maionese e na mostarda. hambúrgueres de feijão

7. Prepara o molho de barbecue. Para isso, basta misturar bem o ketchup com a massa de alho e o vinagre balsâmico.

8. Retira os hambúrgueres de feijão do frio e grelha-os num fio de azeite, cobrindo a superfície de cada um com o molho de barbecue. Cozinha cada lado por cerca de 8min ou até que se apresentem tostadinhos. Para virares cada hambúrguer tens de ter ligeireza ou irão partir-se. Eu uso um garfo para levantar uma pontinha e depois faço deslizar uma espátula fina sob o mesmo. Depois, ainda com a ajuda do garfo, viro o hambúrguer e pouso-o suavemente. Até agora não quebrei nenhum! Aposto que vais conseguir. Depois de cozinhados, os hambúrgueres de feijão ficam um pouco mais consistentes, mas ainda assim terás de ter cuidado a retirá-los da grelha e a colocá-los no pão.

9. Abre os pães de hambúrguer e tosta-os ligeiramente. Barra na fatia inferior um pouco de queijo creme, sobre ele coloca um hambúrguer e de seguida o topping de couve. Fecha o pão e serve com as batatas fritas no forno ou outro acompanhamento da tua preferência.

hambúrgueres de feijão

10. Bom apetite! 😛

hambúrgueres de feijão



1 thought on “Hambúrgueres de Feijão Preto e Aveia”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *