F*ck cows, chicks and pigs...what I really like is to smash potatoes and beans

Farinha de Grão

Farinha de Grão

A Farinha de Grão resulta da trituração dos grãos desta leguminosa, tostados ou crús. Tal como o grão-de-bico, é muito rica em fibras, vitaminas (tipo B), minerais (cálcio e magnésio) e não contém glúten, o que a torna uma das favoritas dos celíacos (intolerantes e alérgicos ao glúten). Para conheceres mais detalhadamente  as propriedades do grão-de-bico e seus derivados, podes consultar este link.

É uma farinha popular em muitos países asiáticos e do médio oriente e é aplicada em variadíssimas receitas. É ideal para envolver vários ingredientes sem que se separem durante a cozedura. Podes usá-la para preparar pão, bolachas, bolos, hambúrgueres e pastéis de legumes, para substituir os ovos em panquecas, omoletes e outros produtos de padaria, para engrossar molhos e sopas ou até para panar. Há até quem a use para fazer uma versão diferente de tofu, sem recorrer à soja!

Em Portugal, encontras várias marcas de farinha de grão, no entanto, e mais uma vez, recomendo que procures marcas com origem em agricultura biológica. Usualmente, compro qualquer uma das marcas que mostro na imagem acima, da Herdade de Carvalhoso ou da Próvida, que se encontram à venda em lojas de produtos naturais, in loco e online, assim como nas grandes superfícies, na área da dietética.

É um produto que procuro ter sempre em casa, pelo seu sabor e versatilidade. Se ainda não experimentaste, atreve-te! Vai surpreender-te pela positiva!

 



6 thoughts on “Farinha de Grão”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *