F*ck cows, chicks and pigs...what I really like is to smash potatoes and beans

Espetada de Cogumelos, Batatinhas e Grão crocante

Espetada de Cogumelos, Batatinhas e Grão crocante

Com a chegada do Outono surge também a vontade de atacar comidinha mais quente, preparada com ingredientes da época, como uma espetada de cogumelos. Adoro!

Apesar do calor que ainda se sente (parece que o novo mês de Agosto acontece agora em Outubro), à noitinha o tempo arrefece, pelo menos em Aveiro. Então, para os jantares, já comecei a pensar em comida de conforto.


espetada de cogumelos


Desta vez o cozinhado foi feito no forno. Um prato delicioso de Espetada de Cogumelos com Batatinhas assadas e Grão crocante. A acompanhar, brócolos cozidos, apenas com sal, para favorecer a intensidade dos temperos usados nos restantes ingredientes. Estamos fãs! Não só pela simples preparação mas principalmente pelos sabores outonais e quentes que nos aconchegam o estômago e, por consequência, o coração ❤

espetada de cogumelos


Para 4 pessoas
Preparação: 15min | Cozedura: 30min | Total: 45min


Ingredientes


Grão:
– 400gr de grão cozido e escorrido;
– 1 colher de sopa de óleo de girassol ou óleo de côco;
– açafrão, pimentão doce fumado, alho picadinho, caril corrente, pimenta preta moída, canela em pó, coentros em pó, cominhos em pó e sal marinho (ou dos hymalayas) tudo a gosto.


Batatas assadas:
-750gr de Batatinhas novas para assar (aqui chamam-lhes batatas cartão);
– tomilho limão, pimentão doce, sal marinho, alho picado ou em pó, pimenta preta moída a gosto e óleo de girassol.


Cogumelos:
– seis cogumelos marron médios e 10 cogumelos brancos médios;
– noz moscada, coentros em pó, pimenta preta em pó;
– cerca de 15ml de molho de soja Tamari;
– 1 colher de sopa bem cheia de vinagre balsâmico normal ou espesso (eu prefiro o espesso);
– 1 colher de sopa de açúcar mascavado ou outro adoçante natural como xarope de arroz, milho ou ácer.

espetada de cogumelos


Preparação


1.

Começa por temperar o grão. Antes de tudo, é importante que o seques muito bem. Para isso, coloca-o sobre uma toalha de algodão sem felpo e deixa que toda a água do grão seja absorvida. Passa o grão para uma tigela funda e envolve-o nos temperos descritos acima. Forra um tabuleiro com papel vegetal e dispõe o grão sobre ele.

espetada de cogumelos espetada de cogumelos espetada de cogumelos


2.

Liga o forno a 180°C. Lava bem as batatas e seca-as da mesma forma que secaste o grão. Corta em gomos, dividindo as batatas em 4, na longitudinal. Numa taça, envolve-as muito bem nos temperos que lhes tens destinados e no óleo. Distribui as batatas num tabuleiro metálico, de preferência com superfície anti-aderente, sem sobrepor.

espetada de cogumelos

espetada de cogumelos


3.

Para a espetada de Cogumelos corta os cogumelos em 4 partes, também na longitudinal e tempera-os com os ingredientes citados acima. Envolve muito bem. Distribui pelas espetadas até acabarem. Eu só precisei de 4 pauzinhos, mas isto vai variar consoante o tamanho dos cogumelos… E das espetadas. Dispõe num tabuleiro sem que toquem no fundo ou grelha-os numa chapa ou na brasa.

espetada de cogumelos espetada de cogumelos espetada de cogumelos


4.

Agora que tens o forno bem quentinho podes colocar todos os tabuleiros lá dentro e assar as batatas, o grão e a espetada de cogumelos. É importante que, de vez em quando, vires as batatas para que fiquem crocantes em todos os lados e mexas o grão pela mesma razão. Yo 😀


5.

Enquanto esperas que o forno faça o seu serviço, coze os brócolos. Parte-os em florete, lava-os muito bem e coze numa panela com um pouco de água e sal.

espetada de cogumelos


6.

Os cogumelos, a batata e o grão demoram mais ou menos o mesmo tempo a assar. O objectivo é conseguires que as batatas fiquem douradas e estaladiças, o grão crocante e os cogumelos mirrados. No final, salpica tudo com coentros picados.

espetada de cogumelos


7.

Para dar alguma humidade a este prato é conveniente que o acompanhes com um molhinho. Neste dia acrescentei água ao Húmmus que tinha preparado para petiscar e ficou óptimo. Imagino que um molho de tahine ou de iogurte, tipo tzatziki, bem fresquinho, devem ser óptimos para contrastar com os sabores quentes dos temperos do assado.


8.

Serve tudo bem quentinho e boas delícias!

espetada de cogumelos



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *