F*ck cows, chicks and pigs...what I really like is to mash potatoes and beans

Ervilhas estufadas com Salsichas de Soja

Ervilhas estufadas com Salsichas de Soja

Em criança adorava quando a minha mãe cozinhava ervilhas estufadas com chouriço e ovos escalfados. Por isso, quando deixei de comer carne tentei reproduzir este prato numa versão vegetariana. Os ingredientes que vos trago hoje incluem salsichas de soja, no entanto, na minha opinião, fica mais saboroso com chouriço de seitan. Como hoje não tinha o chouriço, escolhi esta versão. Dispensei os ovos e dei cor ao prato com cenoura. É possível simular os ovos em textura, aspecto e sabor. Mas confesso que é um pouco demorado. Mais abaixo deixo-te um link para aprenderes a fazer esses ovos sem ovos! Agora vamos a esta:

Para 4 pessoas
Preparação: 5min | Cozedura: 20min | Total: 25min

Ingredientes:
– 500gr de ervilhas congeladas;
– 1 cebola picadinha;
– 1 dente de alho grande picadinho;
– 1/3 de pimento verde ou vermelho cortado em cubinhos;
– 1 cenoura cortada em quartos de rodelas;
– 2 tomates picados;
– 1 colher de sopa bem cheia de massa de pimentão;
– 1 colher de café de coentros em pó;
– 1 colher de chá de tomilho limão;
– 2 colheres de sopa de limão dissolvido em 2 colheres de sopa de água (como o vinho branco, e tinto, não costumam ser vegan, o limão dissolvido substitui bem este ingrediente);
– 2 chávenas de café de água;
– 3 a 5 salsichas de soja cortadas em rodelas finas;
– 1 copo de arroz;
– ± 2 copos de água a ferver;
– Sal e pimenta preta q.b.;
– Azeite q.b..

salsichas-de-soja

Preparação:
1. Começa por refogar a cebola, o alho e o pimento, envolvendo tudo com a massa de pimentão.

salsichas-de-soja

2. Acrescenta o tomate e o tomilho limão. Nesta altura podes adicionar uma pitada de pimenta preta moída e o preparado de limão. Mexe bem e tapa a panela, deixando cozinhar em lume brando, até que o tomate se desfaça.

salsichas-de-soja

3. Incorpora a cenoura. Tapa novamente a panela e deixa cozer até que fique al dente. Agora acrescenta as salsichas de soja e as ervilhas, tapa a panela e deixa cozinhar 5min. Verifica se tem sal suficiente.

salsichas-de-soja

4. Comemos o estufado com salsichas de soja acompanhado por arroz frito, bem soltinho. Verte um fio de azeite numa panela até que cubra metade do fundo. Acrescenta um dente alho esmagado com o cabo de uma faca de cozinha, uma folha de louro sem as pontas e quebrada ao meio (assim solta mais sabor, se bem que quando era miúda ouvia dizer que cortar as pontas ao louro afastava azares!) e acende o lume (médio). Pouco depois adiciona o arroz, envolve bem e deixa fritar até que os grãos apresentem uma coloração branca. Cobre com água a ferver até 2 dedos acima do nível do arroz e tempera com sal. Quando a água voltar a ferver, cozinha durante 8min, sempre com a panela tapada, com o lume baixo. Desliga e deixa repousar até servires.

salsichas-de-soja

5. Se quiseres então simular os ovos escalfados, quando o estufado de ervilhas com salsichas de soja estiver pronto cobre-o com estes “ovos escalfados“.

salsichas-de-soja

Bom apetite!



1 thought on “Ervilhas estufadas com Salsichas de Soja”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *