F*ck cows, chicks and pigs...what I really like is to smash potatoes and beans

Bolinhos de Arroz com salada de Beterraba

Bolinhos de Arroz com salada de Beterraba

Os Bolinhos de Arroz surgiram depois de um fim-de-semana em que fomos acampar para Estarreja com um grupo de amigos com quem nos juntamos anualmente no final do Verão. Combinamos sempre que cada um leva combustível alimentar suficiente para conseguir algumas toneladas de comida. O bastante para que haja comida e bebida para algumas dezenas de bocas esfomeadas e gulosas que não têm horas comuns para se alimentarem.

Chegámos mesmo em cima da hora do jantar, distraídos pela EstAU, uma iniciativa da Câmara de Estarreja, que convidou artistas nacionais e internacionais para cobrir espaços imprevisíveis com inúmeras abordagens artísticas geniais. Aproveito e deixo-vos um mapa para visitarem tudo: aqui!

Já levávamos o jantar feito, aquele Caril de grão e espinafres e arroz branco para acompanhar. Como disse mais acima, chegámos tarde e alguém se adiantou a fazer um panelão de arroz para acompanhar uma outra iguaria deliciosa, Chilli com soja.

Regressámos a casa com todo o arroz que havíamos levado. Serviu para acompanhar o jantar, Tortilha vegan. Mas como somos só 3 e uma de nós come por metade, imaginem, sobrou imenso. Disse ao xuxu que não ia ser capaz de desperdiçar aquilo tudo e lembrei-me de fazer estes Bolinhos de Arroz, enriquecidos com legumes e sementes de sésamo. Ainda fiz bastantes, o que me livrou da cozinha no dia seguinte ao almoço… e ao jantar 🙂

Bolinhos de arroz

Esta receita não indica quantidades de ingredientes, porque tudo vai depender da quantidade de arroz que te sobrou. Aqui deixo ao teu critério se preferes os Bolinhos de Arroz com mais ou menos deste ingrediente principal. Mas atenção, se puseres muito pouco, pode acontecer não conseguires manter a consistência das bolinhas, por isso, de menos também não!

Preparação: 10min | Cozedura: 20min | Total: 30min

Ingredientes:
– Sobras (ou não) de arroz branco;
– Vinagre de ameixa;
– Farinha de aveia biológica;
– Cebola pequena picadinha;
– Cenoura ralada;
– Ervilhas baby;
– Beringela cortada em cubinhos minúsculos;
– 1 pedaço de tofu picadinho;
– Sementes de sésamo para cobrir os bolinhos
– Azeite q.b.
– Pimentão doce q.b.
– Massa de alho q.b.
– 1 beterraba grande;
– 6 folhas de alface;
– vinagre balsâmico q.b. para temperar;
– Azeite e sal q.b. para temperar.

Preparação:
1. Começa por dispor o arroz numa tigela funda, rega-o com um pouco de vinagre de ameixa para humedecê-lo e polvilha com farinha de aveia. Envolve bem. Reserva no frigorífico enquanto preparas o resto.

2. Numa frigideira coloca um fio de azeite, a cebola, a massa de alho, o pimentão doce e a cenoura a refogar. Junta as ervilhas, o tofu e a beringela e salteia até teres um resultado douradinho. Verifica o sal e rectifica, se necessário (a massa de alho é muito salgada e, à partida, será o suficiente para salgar este refugado).

3. Prepara um tabuleiro de forno revestindo a sua superfície com papel vegetal. Acende o forno e deixa numa temperatura média.

4. Retira o arroz do frigorífico e junta o refogado. Mistura tudo muito bem com uma colher. Coloca numa tigelinha as sementes de sésamo. Com as mãos humedecidas, pega num bom naco de arroz (± o equivalente a uma chávena de café) e comprime bem até formares uma bolinha (tipo ping-pong). Vai tocando ao de leve nas sementes de sesámo, fazendo rolar cuidadosamente a bolinha na mão. Dispõe sobre o papel vegetal que reveste o tabuleiro de forno. Vai fazendo bolinhas até não dar para mais e coloca-as uma a uma no tabuleiro, evitando que se encostem. Coloca o tabuleiro no forno e assa os Bolinhos de Arroz até estarem dourados e a crepitar.

5. Para a salada: Coze a beterraba descascada e cortada em cubinhos, temperada com sal, até estar macia, mas não demasiado cozida. Lava as folhas de alface e corta em pedaços. Numa tigela, coloca a beterraba, a alface e os temperos (vinagre balsâmico e azeite). Rectifica, se for necessário.

6. Serve os Bolinhos de Arroz com a salada e bom apetite!

Bolinhos de arroz



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *