F*ck cows, chicks and pigs...what I really like is to smash potatoes and beans

Bifes de Couve-flor assados e cheios de sabor

Bifes de Couve-flor assados e cheios de sabor

Confesso que não sou grande fã de couve-flor cozida, gratinada ou em soufflé. Até agora uso-a muito em sopas porque consegue conferir-lhes uma cremosidade muito própria e dá prioridade a sabores mais predominantes. Já estava para experimentar estes Bifes de Couve-flor há algum tempo e finalmente decidi aventurar-me.  E que bem que fiz! Este vegetal é, como o tofu, uma folha em branco, capaz de absorver o sabor que quiseres dar-lhe. E a textura, quando cozinhado al dente, é maravilhosa!

Cortar bifes de couve-flor é um desafio e irás reparar que não é possível fazê-lo com todo o vegetal, porque vão cair pedacinhos que nasceram de raminhos mais pequenos e frágeis. Não faz mal, se não te importares de servir um prato com bifes e bites. Se pretendes servir apenas bifes, é provável que tenhas de ter à mão mais que uma couve-flor e que acabes por aproveitar estes pedacinhos quebradiços para outros efeitos. Em bifes ou em pedaços, quando bem condimentado, o sabor vence, só o tempo de cozedura é que muda.


Para 4 pessoas
Preparação: 5min | Cozedura: 20min | Total: 25min


Ingredientes


Para os bifes de couve-flor
– 1 couve-flor grande;
– 10ml de Azeite;
– Açafrão, pimentão doce, sal grosso marinho e mistura de pimentas moídas q.b.(para temperar os bifes).


Para o molho
– 20ml de azeite;
– 1 cebola picadinha;
– 1 colher de chá de massa de alho ou 1 alho picadinho;
– sumo de 1/2 limão;
– 1 colher de sopa de vinho branco ou cerveja;
– 1 colher de café de açúcar amarelo ou de xarope de milho (também pode ser de mel, se não tiveres problemas com isso);
– 10 azeitonas picadinhas (eu usei verdes com recheio de pimento, mas podes optar por outra variedade).


Preparação


1.

Pré-aquece o forno a uma temperatura média/alta.


2.

Corta a couve-flor em bifes. Deita-a de lado numa tábua e corta fatias de cerca de 1,5cm de espessura (como é o caule central da couve que sustém todas as “flores”, queremos que o mesmo fique na parte central do bife, para manter a firmeza). Se os bifes mais pequenos se partirem em pedaços podes assá-los assim mesmo, ou aproveitá-los para outras receitas.


3.

Prepara o tempero, misturando os 10ml de azeite com o açafrão, o pimentão-doce, o sal e a pimenta.


4.

Forra um tabuleiro de forno com papel vegetal. Pincela os dois lados de cada bife com o tempero que preparaste e dispõe as fatias sobre o papel vegetal. Coloca o tabuleiro no forno, e deixa que a couve flor asse até ficar tenra mas não demasiado cozida. Se o teu forno não for convector, será necessário virares delicadamente os bifes com a ajuda de uma espátula. Assa as fatias por cerca de 20min e reserva num prato de servir.


5.

Cobre o fundo de uma frigideira com os 20ml de azeite. Salteia, em lume médio, a cebola com o açúcar (ou mel ou xarope) e o alho. Assim que a cebola começar a cozer, adiciona o sumo de limão e o vinho branco e deixa acabar de cozer, mexendo para não tostar. Pica as azeitonas.


6.

Cobre os bifes de couve-flor com o salteado e as azeitonas picadas e serve.


Nota


Para acompanhar os bifes de couve-flor, preparei um arroz integral com feijão preto e tomate e a conjugação resultou muito bem. Se não te apetecer arroz, podes comer, por exemplo, com espinafres salteados com feijão e sementes. Qualquer acompanhamento ficará bem com estes bifes, mas não te esqueças de equilibrar a riqueza nutricional no prato! Bom apetite!

bifes-de-couve-flor



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *