F*ck cows, chicks and pigs...what I really like is to smash potatoes and beans

Batatas fritas no forno – em gomos são ainda melhores!

Batatas fritas no forno – em gomos são ainda melhores!

Sou tão viciada em batatas fritas que quando começo a comê-las tenho de apelar à minha consciência para me deter! Ainda assim, tenho sido uma resistente, e só por vezes é que me dá para fritar algumas. Mas bendita seja esta experiência que fiz de batatas fritas no forno. Têm óleo sim, mas tão pouco! Se sofres deste vício, confia nesta receita simples e não te atormentes mais! Ah e resulta muito bem com batata doce também! Cá vai:


Para 4 pessoas (ou menos, se forem gulosas)
Preparação: 5min | Cozedura: 15 a 20min | Total: 20 a 25min


Ingredientes



– 8 batatas vermelhas médias;
– 2 colheres de sopa de óleo de girassol;
– 1 colher de sopa de sal grosso marinho;
– 1 colher de sopa de pimentão doce;
– 1 colher de sopa de tomilho-limão.


Preparação



1.

Pré-aquece o forno a uma temperatura média/alta.


2.

Se as batatas forem biológicas, lava bem a casca para retirar o excesso de terra. Se não forem, descasca-as. Corta ao meio e corta 4 gomos de cada metade.


3.

Num tabuleiro anti-aderente, de ir ao forno, junta o azeite, o sal e o pimentão doce. Acrescenta as batatas e mistura tudo muito bem até que os gomos estejam todos envolvidos nos temperos. Coloca o tabuleiro no forno. A cada 5min remexe as batatas com a ajuda de uma espátula e lembra-te de verificar se todos os gomos se encontram em contacto com o fundo do tabuleiro, mas que não se colam ao mesmo. Assim que estiverem douradinhas e estaladiças, com um ligeiríssimo aspecto mirrado, as batatas fritas no forno estão prontas. Já podes começar a salivar!


4.

Retira o tabuleiro do forno e muda as batatas para um prato de servir, polvilhadas com folhinhas de tomilho limão. A maionese vegan com alho e limão fica maravilhosa como dipping. Estão prontas a servir! Come sem pecado!



3 thoughts on “Batatas fritas no forno – em gomos são ainda melhores!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *